Tudo pronto para o Desfile Cívico do Sete de Setembro em Itabuna no domingo, dia 7. A Prefeitura de Itabuna, por intermédio das secretarias municipais da Educação e de Transportes e Trânsito (SETTRAN), fez os últimos ajustes, reafirmando a interdição temporária de ruas e avenidas do centro nas imediações da Praça José de Almeida Alcântara (Jardim do Ó) para a concentração de organizações militares e escolas da rede pública e particular que vão desfilar.
O trânsito será inteiramente modificado no entorno do Jardim do Ó. Por isso, condutores de veículos automotores e ciclomotores devem ficar atentos porque a interdição começa à zero hora do dia 7 e se estenderá até o término do desfile cívico pela Avenida do Cinquentenário.
O fluxo de ônibus do transporte coletivo e de veículos particulares que trafegam pelas ruas centrais da cidade também sofrerá modificações em suas rotas e itinerários e terá agentes da SETTRAN na orientação e fiscalização.
A professora Inês Sobrinho, diretora de Projetos Integrados da Secretaria Municipal da Educação e coordenadora do Desfile de 7 de Setembro, informou hoje que ao todo serão oito bandas e fanfarras, sendo três de escolas municipais, quatro de escolas estaduais, uma de escola particular, além da as bandas do Colégio da Polícia Militar (CPM) e da Guarda Civil Municipal (CGM)
“Será um grandioso evento que trará muitas alegrias para Avenida do Cinquentenário com as cores, fantasias e a descontração de crianças, jovens e pessoas dos grupamentos das forças de segurança, escolas municipais, estaduais e particular, além de instituições que vão homenagear a data mais importante do Brasil”, comentou.
Ela disse que um Posto de Atendimento de Primeiros-Socorros será montado no Centro de Cultura Adonias Filho, no Jardim do Ó, onde ficará uma ambulância de plantão para quaisquer eventualidades. Outra ambulância do SAMU-192, estará estacionada na Rua Mariá Ferreira nas proximidades do Palanque Oficial instalado na Praça Otávio Mangabeira (Camacan).
Na infraestrutura, haverá a colocação de cerca de dois mil metros de disciplinadores, entre a Rua Almirante Barroso e um pouco depois da praça, para que os espectadores não invadam a pista do desfile sob a coordenação da Guarda Civil Municipal. Outra novidade será a colocação de banheiros químicos no Jardim do Ó, Praça Otávio Mangabeira e Praça Adami.
O Desfile de Sete de Setembro neste ano vai celebrar o aniversário de emancipação e homenagear personagens atuais e históricos, uma inovação da gestão do prefeito Augusto Castro (PSD). Sob a temática “Itabuna, 115 anos sua glória, sua história”, extraída de um verso do Hino Oficial, letra e música de Carlos Antonio Correia de Oliveira. A expectativa é da participação de 3.500 pessoas no desfile cuja programação se iniciará às 7h40min.
Às 7h50min haverá a formação do Palanque Oficial seguida, às 8 horas, da solenidade de hasteamento das bandeiras do Brasil, Bahia e Itabuna e execução do Hino Nacional. Às 8h10min, o prefeito Augusto Castro (PSD) passará em revista às tropas na Avenida Fernando Cordier.
O desfile se inicia, às 8h30min, pelo Grupo I – Marchando – integrado pelo Tiro de Guerra 06/007, Colégio da Polícia Militar (COM), 15º Batalhão da Polícia Militar (BPM), Companhia Independente de Policiamento Rodoviário de Itabuna (CPIRV), Companhia Independente de Polícia de Guarda – Itabuna (CIPG), 4º Batalhão de Bombeiros Militares (BBM), Esquadrão de Polícia Montada – Itabuna e Equoterapia.
FOLDER 7 SET 2025 VERSÃO FINAL