
A Prefeitura de Itabuna, por meio do Departamento de Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde, tem avançado promovendo ações que proporcionam mais dignidade à população em situação de rua por meio do Programa Consultório na Rua. Trata-se de um programa do Ministério da Saúde criado com o objetivo de garantir o cuidado integral e continuado a essa população em vulnerabilidade social.
A secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, frisa que o trabalho realizado pelas equipes do Consultório na Rua busca garantir atendimento integral para a população em situação de rua e vinculá-la aos serviços de Saúde da Família (Atenção Primária), assim como aos setores de Média e Alta Complexidade.
A coordenadora do Departamento da Atenção Primária, enfermeira Dayse Santos, informa que equipes multiprofissionais trabalham diariamente de forma itinerante para levar cuidados de saúde para essas pessoas.
“Eles fazem a identificação, o cadastro e disponibilizam o atendimento necessário”, reforçou. Ela ainda lembra que o Consultório na Rua estava inativo no município há alguns anos, mas foi reativado na gestão passada do prefeito Augusto Castro (PSD).
“Tem sido um trabalho muito bonito que é realizado durante o dia e também à noite por equipes multiprofissionais formadas por médico, enfermeiro, odontólogo, psicólogo, assistente social, técnico de enfermagem, auxiliar de saúde bucal e arte educador. Nossa equipe já foi indicada inclusive para representar o Estado da Bahia em um evento nacional e tivemos participação ativa no Pop Rua Jud realizado em Itabuna pela primeira vez pela Justiça Federal e Ministério Público Federal”, comenta Dayse Santos.