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Da Redação
O uso de ferramentas de inteligência artificial (IA) generativa já faz parte da rotina de sete em cada dez estudantes brasileiros do ensino médio que têm acesso à internet. Os dados fazem parte da 15ª edição da pesquisa TIC Educação, divulgada nesta terça-feira (16) pelo Cetic.br/NIC.br. O levantamento foi realizado entre agosto de 2023 e março de 2024 com mais de 7 mil alunos e 1.400 professores de escolas urbanas e rurais.
Apesar da adesão expressiva, apenas 32% dos estudantes disseram ter recebido algum tipo de orientação sobre o uso seguro e responsável dessas tecnologias. O dado contrasta com o relato de 40% dos gestores, que afirmaram haver discussões formais sobre o tema nas instituições.
A pesquisa também chama atenção para a persistente desigualdade na infraestrutura digital. Embora o acesso à internet tenha avançado, especialmente em escolas municipais e rurais, a oferta de computadores e dispositivos ainda é insuficiente para garantir a integração pedagógica das tecnologias.
Outro ponto de alerta está na formação docente: o número de professores que receberam capacitação para o uso de tecnologias digitais caiu de 65%, em 2021, para 54%, em 2024. Entre os educadores da rede pública municipal, a queda foi ainda maior, chegando a 43%.
Para os pesquisadores, investir na formação contínua dos professores é fundamental para que possam orientar os alunos no uso crítico e ético das ferramentas digitais, em um cenário em que a inteligência artificial se torna cada vez mais presente nos processos de aprendizagem.
Com informações da Agência Brasil.