
A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SEAGRIMA), em parceria com o SICREDI, realizou no sábado, dia 30, o plantio de mudas de Quaresmeiras e Ipês, espécies nativas da Mata Atlântica, no canteiro central da Avenida Firmino Alves, no Centro da cidade.
A ação integrou o programa “Dia C”, iniciativa de responsabilidade social da instituição financeira SICREDI, que contou com o apoio técnico da Prefeitura para fomentar o reflorestamento urbano e a melhoria da qualidade de vida em nossa cidade.
Este plantio marcou um momento especial: as quaresmeiras foram as primeiras árvores, dessa espécie, inseridas no projeto de arborização “Itabuna Mais Verde” desenvolvido pela Prefeitura com o objetivo de ampliar áreas verdes urbanas e contribuir para o equilíbrio ambiental.
Durante a atividade, o gerente de negócios do SICREDI, Jonatas Pitanga, agradeceu o apoio da prefeitura e enfatizou quais os próximos passos da instituição financeira: “Agradeço esta parceria com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e reafirmo que vamos monitorar e acompanhar o crescimento das mudas plantadas. O ‘Dia C’ reforça nosso compromisso com a educação ambiental e o bem-estar da população. Esse monitoramento faz parte da nossa atuação para garantir que o plantio gere resultado real e que no futuro a juventude tome conta do que começamos”, afirmou.
Já o secretário João Carlos Oliveira da Silva, titular da SEAGRIMA, ressaltou a importância das parcerias: “Parcerias com instituições privadas e ações da Prefeitura são essenciais para ampliar áreas verdes urbanas, melhorar a qualidade do ar e incentivar a participação da comunidade em iniciativas sustentáveis. Eventos como este fortalecem a responsabilidade ambiental compartilhada”, ressaltou.
ITABUNA MAIS VERDE
O Itabuna Mais Verde é um projeto elaborado pelos técnicos da Prefeitura de Itabuna, idealizado e coordenado pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, que tem o intuito de melhorar a qualidade social, ambiental e visual da cidade através do plantio, manejo e preservação de espécies arbóreas nas áreas urbanas. O projeto envolve planejamento técnico, escolha assertiva das espécies plantadas e o monitoramento detalhado destas.
O “Dia C” é o Dia de Cooperar, um movimento nacional do cooperativismo que promove ações de solidariedade e voluntariado, visando transformar as comunidades atuam.
A ação do SICREDI materializa o seu compromisso com o Pacto Global, iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU), que visa estimular as empresas a adotarem políticas de responsabilidade social corporativa e de sustentabilidade por meio da adesão a dez princípios relacionados a direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção.