Agentes Comunitários de Saúde e Enfermeiros participam de treinamento para conclusão da territorialização da Atenção Primária





Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) e Enfermeiros vinculados ao Departamento da Atenção Primária da Secretaria de Saúde de Itabuna participam nesta quinta-feira, dia 4, na UNEX Faculdade de Excelência de Itabuna de um treinamento que antecede a conclusão da territorialização no município.

A capacitação, ministrada pela coordenadora do Departamento da Atenção Primária, Dayse Santos, conta com informações sobre as atribuições dos ACSs e outros assuntos relacionados ao processo de conclusão da territorialização. Este foi o segundo grupo de profissionais envolvidos nesta fase.

A enfermeira Dayse Santos frisa que a territorialização tem sido um movimento de toda equipe da Atenção Primária. “As mudanças estão sendo apresentadas na Rede. Na quarta-feira, dia 3, apresentamos aos gerentes das UBSs e USFs”, afirmou.

“Hoje reunimos enfermeiros e ACSs para que muito em breve a territorialização possa ser concluída em Itabuna”, reforça, acrescentando que entre as medidas necessárias pode haver mudanças no local de atendimento para algumas famílias.

“Fizemos todas as transferências de cadastro do sistema para que ninguém fique desassistido, ou seja, o paciente mudará de unidade, mas o cuidado continuará”, assegura a coordenadora do Departamento da Atenção Primária.

Dayse ainda reforça que, independentemente da unidade em que o cidadão for vinculado, o prontuário, a história dele seguirá com ele.
“Nessa perspectiva, os Agentes Comunitários de Saúde estão sendo orientados para que na rotina de trabalho de visita as residências possam orientar cada família sobre a sua nova unidade de referência”, completa a enfermeira Dayse Santos.

Ela encerra salientando que a territorialização é um processo altamente necessário para garantir o fortalecimento da gestão do cuidado e maior acesso ao Sistema Único de Saúde por meio do Departamento da Atenção Primária.
Postagem Anterior Próxima Postagem

Leia o texto em voz alta:



Esta imagem está protegida. Copiar não é permitido.