
Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
Da Redação
O senador Otto Alencar (PSD), presidente estadual do partido, afirmou que votará para derrubar o veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao projeto que amplia de 513 para 531 o número de deputados federais.
A declaração chama atenção pela proximidade histórica entre Otto e Lula. O parlamentar disse que já havia votado a favor do projeto e não pretende mudar de posição. “Eu votei a favor no projeto e vou votar para derrubar o veto dele. Como é que eu voto uma coisa antes e mudo o voto agora? Já até falei com ele”, disse à coluna de Igor Gadelha, do portal Metrópoles.
Nos bastidores, aliados de Lula reconhecem que o veto pode ser revertido no Congresso. Para derrubá-lo, é necessária a maioria absoluta dos votos — 257 deputados e 41 senadores — em deliberações separadas.
O veto foi anunciado em 16 de julho. Segundo o Ministério da Fazenda, a ampliação do número de cadeiras na Câmara fere a Lei de Responsabilidade Fiscal por gerar aumento de gastos. A decisão dividiu a base governista: enquanto a ala política defendia que Lula deixasse o prazo expirar para que o presidente do Congresso, senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), promulgasse a lei, outros integrantes do Planalto avaliaram que o silêncio presidencial poderia ter repercussão negativa na opinião pública.