
A territorialização da Atenção Primária da Saúde em Itabuna segue avançando com ações e inovações que têm garantido o sucesso do trabalho em todas as fases já executadas pela Prefeitura, por meio do departamento da Secretaria Municipal de Saúde. É um trabalho criterioso, executado em várias etapas.
A diretora do Departamento da Atenção Primária, enfermeira Dayse Santos, frisa que nos próximos dias será realizado o recadastramento dos moradores. “Esta é uma fase de extrema importância porque faremos o reconhecimento dos moradores após o processo de contagem e delimitação das áreas. É preciso que todos estejam atentos e recebam nossos Agentes Comunitários de Saúde”, frisa.
A enfermeira Jaianne Barreto, da Unidade de Saúde da Família Dr. Elson Duarte, na Urbis IV, cita como exemplo sua área de atuação. Segundo ela, antes da contagem a USF atendia cerca de 3.700 pessoas. Após esse processo, identificou-se cerca de 4.200 pessoas a serem assistidas.
“Nesse processo mais um bairro foi incorporado a USF Elson Duarte. Além da Urbis IV, Morumbi, Sinval Palmeira e Brasil Novo, foi incorporado o Campo Formoso”, explica.
De acordo com ela, nesse processo de territorialização da saúde, os Agentes Comunitários de Saúde já fizeram a contagem, a delimitação e apropriação dos territórios, pintaram mapas com as atualizações da contagem, identificaram vulnerabilidades e riscos do território e, a partir da próxima semana, darão início ao recadastramento das famílias.
“É um processo demorado, mas que trará muitos benefícios para a população. Este é o momento de identificarmos as necessidades dos moradores na área de influência e atuação da unidade de saúde”, salienta.
Vale lembrar que o processo de territorialização foi iniciado ainda em janeiro, quando foram realizadas oficinas preparatórias com os profissionais de saúde envolvidos no processo, e também houve o engajamento de diversos órgãos e setores da Administração do prefeito Augusto Castro (PSD) para o início de fato das ações. O objetivo é mapear as necessidades da população relacionadas à saúde, planejar ações e melhorar o acesso a estes serviços.