Edinho Silva é eleito novo presidente nacional do PT com apoio de Lula



Foto: Maurício Garcia de Ssouza/ALESP


Da redação

O Partido dos Trabalhadores (PT) elegeu o ex-prefeito de Araraquara, Edinho Silva, como novo presidente nacional da sigla para o mandato até 2029. Edinho venceu no primeiro turno com 239,1 mil votos, o equivalente a 73,48% dos 342,3 mil votos apurados até agora. Ele contou com o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Embora a votação ainda não tenha sido concluída em estados como Pernambuco, Bahia, Pará, Paraná, Rio de Janeiro e Minas Gerais — onde o processo foi suspenso por decisão judicial —, o partido estima que o total de votos deve ultrapassar os 400 mil.
Coisas para fazer perto do Rio de Janeiro



Edinho é da corrente majoritária Construindo um Novo Brasil (CNB) e, apesar de enfrentar resistência inicial dentro da própria ala, selou um acordo ao ceder a indicação da tesouraria da legenda. Ex-ministro da Comunicação Social no governo Dilma Rousseff, ele defende uma postura mais moderada do PT e a ampliação das alianças políticas de olho nas eleições de 2026.

Na disputa interna, Edinho superou nomes ligados à ala mais à esquerda do partido, como o deputado federal Rui Falcão (11,15% dos votos), o secretário de relações internacionais Romênio Pereira (11,06%) e Valter Pomar (4,3%), da Fundação Perseu Abramo.

O processo de eleição direta (PED) renovou a direção do PT em nível nacional, estadual e municipal. Todos os 2,9 milhões de filiados estavam aptos a votar. Em Minas Gerais, porém, uma liminar obtida pela deputada Dandara Tonantzin, que teve sua candidatura ao diretório estadual barrada por inadimplência, provocou a suspensão temporária do pleito no estado. Nesta segunda-feira (7), o PT conseguiu reverter a decisão na segunda instância e aguarda a retomada da votação. Com informações do Estadão.
Postagem Anterior Próxima Postagem

Leia o texto em voz alta:



Esta imagem está protegida. Copiar não é permitido.