Por Redação

Foto: Divulgação / Polícia Civil
Um homem, de 39 anos, investigado por aplicar golpes baseados em falsas relações amorosas, o chamado "estelionato do amor", foi preso neste sábado (26) em Boituva, no interior paulista. Segundo a Polícia Civil, ele causou prejuízos que passam de R$ 200 mil em vítimas localizadas em pelo menos cinco estados brasileiros, incluindo a Bahia.
Em Feira de Santana, o homem, que não teve o nome informado, manteve contato virtual com uma mulher, passou alguns dias na residência dela e a convenceu a realizar transferências bancárias e pagamentos com cartão de crédito. A justificativa era de que iria investir em um negócio lucrativo. Após receber os valores, ele rompeu o contato.
De acordo com as investigações, o suspeito criava vínculos afetivos fictícios com mulheres, com o objetivo de obter vantagens financeiras. No momento da prisão, ele foi encontrado vivendo com uma nova vítima.
A Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) de Feira de Santana informou que o homem responde a pelo menos dez inquéritos policiais por práticas semelhantes. Ao menos, 13 vítimas já foram localizadas em quatro estados. Além da Bahia, os golpes ocorreram em Sergipe, Pernambuco, São Paulo e Rio Grande do Norte. Em Sergipe, ele figura em sete boletins de ocorrência registrados na capital, Aracaju.
“Trata-se de um investigado com alto grau de articulação e capacidade de manipulação emocional, que transitava entre estados com o objetivo de aplicar golpes contra mulheres. A prisão representa uma medida necessária diante do risco de reiteração criminosa e da dificuldade de localização, dada sua mobilidade constante”, afirmou a delegada Lorena Almeida, titular da Deam de Feira de Santana.
O homem foi preso em uma operação coordenada pela Deam de Feira de Santana, com apoio do Núcleo de Inteligência da 1ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (1ª Coorpin/Feira de Santana) e da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado de São Paulo (Ficco/SP).
Já o mandado de prisão preventiva foi i expedido pela Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Feira de Santana. O acusado segue preso à disposição da Justiça.