Delegados eleitos na II COMPIR defenderão propostas de Itabuna na IV Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial





Eleitos ao final da II Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial (II COMPIR), realizada na quarta-feira passada, dia 28, os cinco delegados que representarão Itabuna na IV Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial (CONEPIR) levarão na bagagem quatro propostas para serem debatidas nos Grupos de Trabalho (GTs) que definirão na Plenária quais proposições poderão ser executadas em nível estadual como Políticas Públicas de Promoção da Igualdade Racial.

Segundo a presidente do Conselho Municipal de Políticas de Políticas de Promoção da Igualdade Racial de Itabuna, Maria Domingas Mateus de Jesus, no total foram 16 as propostas aprovadas durante a Plenária pelos participantes inscritos na II COMPIR . Nos eixos temáticos de Democracia e Justiça Racial foram cinco preposições em cada grupo,enquanto no eixo temático sobre Reparação foram seis as propostas aprovadas.
Dentre estas, quatro serão levadas pelos delegados para a IV CONEPIR: criação da Delegacia Contra Crimes Raciais e de Intolerância (DECRIN) no Território Litoral Sul (eixo Justiça Racial); regulamentação da imunidade tributária de povos de terreiros, realização de busca ativa para o mapeamento e cadastro de territórios de comunidades de matriz africana e terreiros para fins de políticas públicas e criação de centro multiprofissional de apoio ao envelhecimento da população negra e comunidades tradicionais, LGBTQIA+ e PCDs. As outras doze propostas aprovadas estão direcionadas às políticas públicas no município.

Para representar Itabuna na Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial, que acontecerá em Salvador, no período próximo de 20 a 22 de agosto foram eleitos delegados titulares: José Carlos Trindade, secretário de Promoção Social (Poder Público); Maria Domingas Mateus de Jesus, Egnaldo França, Maria do Carmo Santos e Cássia Maria Dantas (sociedade civil).

Antes da CONEPIR, ainda será realizada em Itabuna a Conferência Territorial do Território de Identidade Litoral Sul, congregando representantes de 26 municípios, na qual também serão aprovadas propostas e escolhidos novos delegados para a Conferência Estadual.

Nos próximos dias, o Conselho Municipal de Políticas de Políticas de Promoção da Igualdade Racial de Itabuna estará finalizando o documento final com as propostas da II COMPIR, que será oficialmente entregue ao prefeito Augusto Castro (PSD) e ao presidente da Câmara de Vereadores, Manoel Porfírio (PT).
Postagem Anterior Próxima Postagem

Leia o texto em voz alta:



Esta imagem está protegida. Copiar não é permitido.