Com foco na resiliência climática, Governo da Bahia lança o Projeto Sertão Vivo no Semiárido




Foto: Feijão Almeida/GOVBA


Da Redação

Neste sábado (28), às 8h30, o município de Itiúba será palco do lançamento do Projeto Sertão Vivo – Semeando Resiliência Climática nas Comunidades Rurais do Nordeste, uma iniciativa do Governo do Estado da Bahia, realizada pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).

O projeto tem como missão fortalecer a agricultura familiar, ampliar o acesso à água e promover práticas sustentáveis ​​em comunidades do semiárido baiano, que sofrem diretamente com os impactos das mudanças climáticas e da deficiência hídrica.

A ação beneficiará agricultores familiares, assentados da reforma agrária, povos indígenas, comunidades quilombolas, fundo de pasto e outras populações tradicionais, e é resultado de uma parceria entre o Governo da Bahia, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e o Fundo Verde Clima.

Com investimentos em sistemas produtivos resilientes, acesso à água e gestão do conhecimento, o Sertão Vivo vai atuar em 49 municípios, beneficiando 300 mil pessoas. Com foco na sustentabilidade e na inclusão socioprodutiva, o projeto prevê a construção de cisternas, barragens, sistemas de aproveitamento e privacidade, além de incentivo a práticas agroecológicas e ações de capacitação.

O objetivo é garantir a segurança hídrica, alimentar e geração de renda, promovendo uma nova perspectiva de vida para os povos rurais do semiárido baiano.
Postagem Anterior Próxima Postagem

Leia o texto em voz alta:



Esta imagem está protegida. Copiar não é permitido.