Prefeitura de Itabuna encerra curso de capacitação de ambulantes que vão trabalhar no Ita Pedro 2025





A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Segurança e Ordem Pública (SESOP), encerra no final da tarde desta quarta-feira, dia 14, o curso de capacitação oferecido aos 726 ambulantes que se inscreveram como medida preparatória aos que serão selecionados e vão trabalhar no Ita Pedro 2025 – O melhor São Pedro do Brasil de 26 a 29 de julho na Arena Zé Cachoeira.

Os participantes foram distribuídos em duas turmas para o curso que incluiu temáticas sobre boas práticas aos ambulantes interessados na comercialização de comidas e bebidas, atendimento ao cliente, qualidade e cortesia, prevenção a acidentes e incêndios, abordagens e vistorias. Cerca de 150 pessoas passaram pelo treinamento e capacitação.

Nos turnos matutino e vespertino nos dias 13 e 14, no auditório da Faculdade UNEX, na Praça José Bastos, no centro, profissionais do SEBRAE, Guarda Civil Municipal, Corpo de Bombeiros (4º BBM), Vigilância Sanitária do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Coordenadoria da Defesa Civil e Secretaria de Indústria, Comércio, Emprego e Renda (SICER) se revezaram na abordagem da temática em palestras com suporte audiovisual.

O titular da SESOP, secretário Humberto Mattos, realçou o Qualifica Ambulante como mais uma ação inovadora da gestão do prefeito Augusto Castro (PSD). “O curso de capacitação foi básico, mas bastante informativo e muito importante à qualificação profissional, mas na melhoria da qualidade da prestação de serviços. Os ambulantes estarão qualificados e certificados para prestar melhor atendimento aos visitantes e à população nos eventos públicos e particulares no município”, disse.

O secretário destacou a participação das demais secretarias municipais e das instituições parceiras. “Os dois dias deste curso representam um avanço extraordinário àqueles que comercializam alimentos, bebidas, artesanato e outros produtos nas festas populares.

Quem vier participar do Ita Pedro sairá dizendo que em Itabuna não há apenas uma festa bonita e de grandes atrações e com segurança, mas há serviço de qualidade prestado pelas pessoas que atuam com food-trucks, barracas, traillers, etc.”, afirmou Mattos.

A abordagem sobre atendimento qualificado coube ao secretário de Indústria, Comércio, Emprego e Renda (SICER), Mauro Ribeiro, que destacou a necessidade de interação social, conhecimento, habilidade e atitude. “É preciso saber atender as pessoas, acolhê-las, ter boa apresentação e conhecer bem o produto que está à venda. Além disso, devemos ser corteses e simpáticos. É preciso ter uma cultura orientada ao bom atendimento”, sintetizou.

O cabo Melo e o soldado Wadson do 4º Batalhão de Bombeiros Militares de Itabuna discorreram sobre os cuidados efetivos em relação às mangueiras, fogões e botijões de gás liquefeito de petróleo (GLP), cozimento e frituras para que sejam evitados acidentes com fogo. Já o coordenador da Defesa Civil Mallory Senna orientou sobre se evitar as gambiarras e falou sobre a necessidade de aterramento pelos riscos de choques elétricos. “A gente deve buscar orientação profissional nas ligações elétricas”, ressaltou.

A enfermeira Aureilda Vilas Boas Barreto, do Departamento de Vigilância Sanitária, foi enfática quanto à utilização de luvas, roupas adequadas e sobre boas práticas de higiene e manipulação de alimentos. Já o subcomandante da Guarda Civil Municipal, inspetor Valdir Santos, destacou aspectos fundamentais para a segurança dos comerciantes e das pessoas durante o Ita Pedro – O maior São Pedro do Brasil.
Residente no São Roque, a vendedora ambulante Dona Maria da Conceição de Jesus participou do curso de capacitação de ambulantes e fez elogios sobre a iniciativa. “O prefeito Augusto Castro está de parabéns. A gente nunca teve um curso desses”.

Já o pipoqueiro Oberdan Santos Silva se disse satisfeito com os temas abordados. “Atuo no Centro de Cultura Adonias Filho, Teatro Candinha Dória e em outros locais. Mas no Ita Pedro é que tenho maior movimento, principalmente no Ita Pedrinho dedicado às crianças. Desde 1980 que vendo pipocas, criei meus oito filhos e atualmente tenho 12 netos. É só felicidades”, concluiu.
Postagem Anterior Próxima Postagem

Leia o texto em voz alta:



Esta imagem está protegida. Copiar não é permitido.