Justiça eleitoral cassa mandato de vereadora na Bahia por uso de atestados falsos



Foto: Reprodução


Da Redação

A Justiça Eleitoral cassou o mandato da vereadora Cecília Silva Conceição (PSDB), conhecida como Cecília do Oleiro, acusada de abuso de poder político nas eleições de 2024 no município de Antônio Cardoso, na região do Portal do Sertão, na Bahia. A decisão, assinada pela juíza Carísia Sancho Teixeira, foi divulgada nesta segunda-feira (12). Ainda cabe recurso.

A parlamentar foi alvo de duas Ações de Investigação Judicial Eleitoral (AIJEs), que apontam o uso de atestados médicos supostamente falsificados durante o processo eleitoral. De acordo com a denúncia, ela teria distribuído documentos com papel timbrado da prefeitura e carimbo de uma médica — material que teria sido furtado — para conquistar votos.

A acusação foi movida pelo ex-deputado estadual Targino Machado, que também apontou o uso indevido da estrutura pública para fins eleitorais. Na decisão, além da cassação do mandato, a juíza determinou a inelegibilidade da vereadora por oito anos, a anulação dos votos recebidos, o recálculo do quociente eleitoral e aplicação de multa de 50 mil.

A defesa de Cecília nega as acusações e afirma que a ação tem motivação política. A parlamentar pode recorrer ao Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA).
Postagem Anterior Próxima Postagem

Leia o texto em voz alta:



Esta imagem está protegida. Copiar não é permitido.