Após China e União Europeia, Argentina também suspende importação de aves do Brasil por caso de gripe aviária no RS



Foto: Arquivo/Agência Brasil


Da redação

A Argentina anunciou nesta sexta-feira (16) a suspensão da importação de aves e subprodutos aviários do Brasil, após a confirmação de um foco de gripe aviária em uma granja comercial no município de Montenegro, no Rio Grande do Sul. A medida foi adotada pela Senasa, agência de sanidade agroalimentar do país, e segue o mesmo caminho de China e União Europeia.

O foco da doença foi identificado na quinta-feira (15), a cerca de 620 quilômetros da fronteira entre os dois países. A propriedade foi imediatamente interditada pelo Departamento de Defesa Agropecuária, e as autoridades brasileiras iniciaram os protocolos sanitários previstos para esse tipo de ocorrência.

Segundo o governo argentino, a suspensão permanecerá em vigor até que o Brasil recupere o status de país livre de gripe aviária. A Senasa também determinou o reforço das medidas de biossegurança em granjas comerciais argentinas, como forma de prevenção à entrada do vírus.

Embora a Argentina não esteja entre os principais mercados importadores de carne de frango brasileira, o impacto da decisão tem relevância simbólica. Em 2024, pela primeira vez na história, os argentinos consumiram mais carne de frango do que carne bovina. Dados da Bolsa de Comércio de Rosário mostram que o consumo per capita de frango chegou a 49,3 kg, superando os 48,5 kg de carne vermelha.

Com informações da Folha de S.Paulo.
Postagem Anterior Próxima Postagem

Leia o texto em voz alta:



Esta imagem está protegida. Copiar não é permitido.