
Discutir e implementar ações visando uma nova composição para o Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas (COMPOD). Foi com este objetivo que a Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Promoção e Combate à Pobreza (SEMPS), iniciou nesta terça-feira, dia 29, o processo de articulação sob a coordenação do secretário titular da pasta, José Carlos Trindade.
A primeira reunião aconteceu com a presença do ex-presidente do COMPOD, o advogado Paulo Bernardo Costa Neto, representante da subseção Itabuna da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), e da gerente municipal de Políticas sobre Drogas da SEMPS, Joelma Gonçalves.
No encontro, Trindade enfatizou a urgente necessidade da recomposição do Conselho, que funciona como um órgão consultivo e fiscalizador de como está sendo aplicada a política sobre drogas no município.
O secretário ressaltou que mesmo com a Gerência Municipal de Políticas sobre Drogas, a parceria com o COMPOD é essencial para o alinhamento dos eixos de atuação e execução dos objetivos.
Trindade destacou que, já em 2021, a primeira-dama e então titular da SEMPS, Andréa Castro, iniciou algumas ações para implementar uma política de enfrentamento à questão das drogas.
“Agora, estamos dando continuidade a este processo, recompondo o COMPOD que do é uma estrutura colegiada ligada à Secretaria de Promoção Social e Combate Pobreza, que tem muito a contribuir, inclusive, sugerindo iniciativas que possam ser tomadas pelo município para a prevenção e combate às drogas”, disse.
Trindade acrescentou ainda que, num segundo momento, a SEMPS estará oficializando convite às demais secretarias, instituições públicas e entidades, que estão aptas a compor o Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas, para que indiquem seus representantes à nova composição do quadro de conselheiros.
O ex-presidente do COMPOD, Paulo Bernardo, lembrou que o pleno restabelecimento do colegiado aconteceu em 2021, por iniciativa do prefeito Augusto Castro (PSD). Ele disse que uma maior articulação do Conselho com a Secretaria de Promoção Social é imprescindível para a execução das políticas públicas voltadas para a grave problemática das drogas.
“É preciso que a sociedade tome consciência da importância do Conselho e, através de suas instituições, se mobilize para restabelecer o funcionamento deste colegiado, e assim possamos continuar trabalhando em parceria com o governo municipal no enfrentamento deste gravíssimo mal, que diz respeito às drogas”, concluiu.