Foto: Divulgação
Da redação
Uma ação conjunta da Patrulha Escolar da Guarda Civil Municipal de Salvador, em parceria com o Conselho Tutelar e a Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Contra a Criança e o Adolescente (DERCA), resultou na prisão de um homem acusado de abusar sexualmente de quatro meninas com idades entre 9 e 14 anos. O crime, que durou anos, ocorria em um barraco na invasão conhecida como Cidade do Plástico.
A prisão aconteceu após denúncia feita na escola por uma das vítimas, uma menina de 9 anos. A criança relatou ter sido coagida a praticar atos sexuais e descreveu anos de sofrimento e terror. As outras três vítimas confirmaram os abusos, revelando um padrão de violência e coerção por parte do acusado.
O suspeito, que convivia com a mãe de três das meninas, aproveitou-se da vulnerabilidade das crianças, intensificando os abusos após a companheira engravidar. Uma das vítimas relatou que a mãe tinha conhecimento dos crimes, mas omitia-se, fingindo dormir enquanto os abusos aconteciam. A omissão da mãe configura um agravante no caso.
A Patrulha Escolar, acionada pela escola, agiu rapidamente. Em conjunto com o Conselho Tutelar e a DERCA, a equipe, composta por investigadores, localizou e prendeu o suspeito em cumprimento a um mandado de prisão preventiva expedido pela 2ª Vara dos Feitos Relativos aos Crimes Contra a Criança e o Adolescente de Salvador. Na ocasião, foram apreendidos documentos de identificação, R$ 21,00 em dinheiro e um celular. O suspeito não ofereceu resistência à prisão.