Polícia Civil cria núcleo para proteção de crianças e adolescentes no ambiente virtual



Por Redação
Foto: Haeckel Dias/Ascom-PC


Neste sábado (7), a Polícia Civil anunciou oficialmente, por meio do Diário Oficial do Estado, a criação do Núcleo Especializado em Repressão a Crimes Contra Crianças e Adolescentes no Ambiente Virtual (Nercca). A nova unidade estará vinculada à Agência de Inteligência do Departamento de Proteção à Mulher, Cidadania e Pessoas Vulneráveis (DPMCV) e terá a missão de apoiar as equipes de investigação das unidades operativas.



O Nercca tem como objetivo enfrentar a crescente sofisticação e complexidade dos crimes contra crianças e adolescentes no ambiente virtual, por meio da especialização de suas equipes. Os policiais serão treinados para usar ferramentas de inteligência com a finalidade de prevenir e reprimir esses delitos.



Entre as atividades que o Nercca realizará estão: a elaboração de relatórios técnicos de inteligência para apoiar as investigações conduzidas pelas delegacias; a proposta e coordenação de capacitações específicas para os profissionais envolvidos na investigação de crimes virtuais contra crianças e adolescentes, em colaboração com a Academia da Polícia Civil (Acadepol); e a formação de parcerias com organizações e entidades nacionais e internacionais para o intercâmbio de informações e a implementação de boas práticas no combate a crimes cibernéticos.



A Delegada-Geral da Polícia Civil da Bahia, Heloísa Campos de Brito, destacou que o Nercca colocará a Bahia em evidência na especialização das investigações desse tipo de crime. "Nossa meta é atuar de forma integrada com outras unidades de inteligência, promovendo a troca de informações e o aprimoramento das investigações. Também desenvolveremos ações voltadas à orientação e ao aperfeiçoamento contínuo das delegacias territoriais e especializadas, com o objetivo de combater efetivamente os crimes contra crianças e adolescentes no ambiente virtual", afirmou.
Postagem Anterior Próxima Postagem

Leia o texto em voz alta: