
Em meio à chuva e com a presença do governador Jerônimo Rodrigues (PT), o município de Lagedo do Tabocal, no sudoeste baiano, sediou a 11ª edição da Montaria do Farejador, neste domingo (5).
Mais de 2,2 mil cavaleiros e amazonas de várias cidades da região participaram da atividade que homenageia o Dia do Vaqueiro, instituído pela Câmara Municipal.
O percurso de 12 quilômetros teve início em Itiruçu e foi encerrado no povoado de Feto, em Lagedo do Tabocal.
“Apoiar atividades de vaquejada, de cavalaria, são agendas importantes para quem é do interior”, disse o governador ao acompanhar a chegada do grupo.
Considerada a maior cavalgada do interior da Bahia, a Montaria do Farejador contou com R$ 180 mil de apoio do governo do estado, por meio da Superintendência de Fomento ao Turismo (Sufotur).
“A Bahia tem uma diversidade muito grande de segmentos turísticos e o ciclo turismo rural é um deles. Cavalgadas como essa do Farejador mantêm a nossa cultura e ajudam a incrementar o fluxo turístico do estado”, avaliou o secretário do Turismo, Maurício Bacelar.
História
A “Montaria do Farejador” teve sua primeira edição em um domingo do mês de maio de 2013, quando um grupo de amigos decidiu deslocar-se a cavalo para o município de Itiruçu e desde então, anualmente, a festa foi se aperfeiçoando e atraindo cada vez mais o público.