Papa é convidado para comemorações dos 400 anos das Missões Jesuíticas no Brasil

 

FOTO: REPRODUÇÃO


Da Redação

O Papa Francisco é esperado para as comemorações dos 400 anos da chegada das missões jesuíticas no Brasil. A data será celebrada em São Miguel das Missões, cidade patrimônio mundial da Unesco, em 2026. O convite foi realizado nesta quarta-feira, dia 17/04, durante audiência geral no Vaticano pelo governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, que estava acompanhado do presidente da Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial (OCBPM), Mário Nascimento, além de diversas lideranças integrantes da missão internacional.

“O convite ao Papa Francisco para visitar as Missões Jesuíticas foi um momento único, muito profundo, ao qual tive a honra de participar na Basílica de São Pedro. O primeiro papa da ordem dos jesuítas manifestou um imenso carinho ao receber o convite e presentes da região, e disse que fará o possível para se fazer presente”, relatou Mário Nascimento. “O Papa também manifestou apoio a uma série de ações em favor do turismo do patrimônio cultural da região das Missões, principalmente no que se refere à indulgência do Caminho das Missões e à operação da Rota das Missões Jesuíticas Internacionais”, acrescentou.

O pontífice recebeu uma escultura das ruínas de São Miguel das Missões. A peça entregue ao Papa foi esculpida pelo artista Diri Martins, de São Nicolau. O presente foi feito a partir de pedra de areia, material abundante na Região das Missões.

São Miguel das Missões é reconhecida pela Unesco como Patrimônio Mundial desde 1983. O seu valor universal excepcional está em abrigar os vestígios das Missões Jesuíticas dos Povos Guaranis, por meio de um conjunto arquitetônico que ilustra os esforços de evangelização dos Jesuítas na América do Sul, período significativo na história do Brasil e da Argentina.

O Caminho das Missões é uma experiência de história e espiritualidade. Inspirado em Santiago de Compostela, a rota de peregrinação possui diferentes opções de percurso – 30, 14, 9 e 3 dias, onde pode realizar um verdadeiro mergulho na região e no projeto jesuítico-guarani. Além das Ruínas de São Miguel Arcanjo, Patrimônio da Unesco, aldeias guaranis e Santuários, como Caaró e Assunção do Ijuí, locais que testemunharam o martírio, em 1628, dos três Santos Missioneiros – Roque Gonzáles de Santa Cruz, Afonso Rodríguez e Juan del Castilhos, – e hoje lugares de forte devoção estão pelo caminho.
Postagem Anterior Próxima Postagem

Leia o texto em voz alta: