Cerca de 300 hectares do Parque Nacional do Monte Pascoal, em Porto Seguro, são destruídos por incêndio






Um incêndio no Parque Nacional e Histórico do Monte Pascoal, no sul da Bahia, já destruiu uma área de 300 hectares (o equivalente a uma área de quase 300 campos de futebol), segundo estimativa do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) para a Folha de S. Paulo. O governo do estado enviou nesta segunda-feira (20) equipamentos do Programa Bahia Sem Fogo.



O município de Porto Seguro irá receber um grupo de 35 bombeiros militares e duas aeronaves modelo Air Tractor, com o objetivo de unir esforços e ampliar o suporte no combate ao fogo. A aldeia indígena Boca da Mata, que fica dentro do parque, também teve vegetação atingida.




O incêndio no Parque Nacional do Monte Pascoal começou em 13 de novembro, segundo o ICMBIO, responsável pela área. Em 16 de novembro, o incêndio foi dado como controlado, mas foi constatado no dia seguinte que as chamas atingiram áreas de mata fechada, tornando mais difícil o combate.

A Operação Florestal 2023 já contava com quatro bases, nas regiões Oeste, Norte, Sudoeste e Chapada Diamantina, no interior da Bahia, mas devido a necessidade, com os incêndios atingindo as regiões de Porto Seguro e Prado, a instituição ativou a Base Sul. O objetivo é realizar a prevenção e combate aos incêndios florestais que atingem a Bahia.

"O acionamento das bases acontece a depender da necessidade e atualmente já estamos com mais essa, que atende a região sul do nosso Estado, pois temos algumas áreas atingidas pelos incêndios florestais. Atuamos de forma bastante precisa nesses combates e em paralelo realizamos ações preventivas junto às comunidades", explicou o comandante-geral do CBMBA, coronel BM Adson Marchesini.








SOBRE O PARQUE




Localizado no extremo sul da Bahia, o Parque Nacional e Histórico do Monte Pascoal é o único do país a ter esta classificação por abranger a primeira porção de terra do Brasil avistada pelos colonizadores portugueses, além de abrigar uma grande diversidade de animais e plantas. A Sema reforça que a qualquer sinal de incêndio, a população deve ligar para o número 193.



Segundo o governo da Bahia, a chegada dos bombeiros visa unir esforços junto aos combatentes das brigadas voluntárias, dos agentes do ICMBio e do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo). Denúncias de queimadas ilegais e outros crimes ambientais também podem ser feitas pelo telefone 0800 071 1400, ou pelo e-mail denuncias@inema.ba.gov.br, diretamente nos balcões do Inema, na sede ou nas Unidades Regionais do órgão.
Postagem Anterior Próxima Postagem

Leia o texto em voz alta: