Da Redação
O governo do Rio de Janeiro confirmou na noite de sábado (27) o terceiro caso de influenza aviária em aves marinhas resgatadas no estado. O pássaro foi capturado na Ilha do Governador, zona norte da capital fluminense.
Três profissionais da vigilância sanitária que atuaram no recolhimento do animal estão sendo monitorados. Eles não apresentam sintoma gripal.
A Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Agronegócio afirmou que “não há motivos de preocupação da população sobre epidemia de H5N1, pois no momento não há transmissão direta, de pessoa para pessoa”.
“É importante lembrar que a doença não é transmitida pelo consumo de carne de aves nem de ovos. As infecções humanas pelo vírus da Influenza Aviária ocorrem por meio do contato direto com aves infectadas (vivas ou mortas)”, diz o comunicado.
Na segunda-feira (22), o Ministério da Agricultura decretou emergência zoossanitária após registros de oito casos de gripe aviária em aves silvestres no Rio de Janeiro e Espírito Santo. A medida valerá pelos próximos 180 dias.