Ilhéus amplia cobertura da Atenção Básica com implantação de novas Estratégias Saúde da Família

 


Dando continuidade ao processo de reestruturação da Atenção Primária à Saúde, a Prefeitura de Ilhéus vai ampliar o atendimento na rede pública do município. Conforme a Secretaria de Saúde (Sesau), serão implantadas mais oito Estratégias Saúde da Família (ESFs) nas unidades Sarah Kubitschek; Hernani Sá; Olivença; Banco da Vitória; Santa Dulce dos Pobres; Esperança e São Miguel.

As ESFs possuem equipe multiprofissional, composta por médicos generalistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde. A Sesau explica que a ampliação faz parte do projeto desenvolvido pela gestão do prefeito Mário Alexandre, com foco na qualidade e eficiência dos serviços oferecidos à população.

A implantação das novas Estratégias Saúde da Família integra ainda o plano de fortalecimento da rede própria, que inclui a construção de mais cinco Unidades Básicas de Saúde (UBSs), nos bairros Nossa Senhora da Vitória, Teotônio Vilela, Banco da Vitória e Salobrinho.

Segundo Mário Alexandre, o apoio do Governo da Bahia é crucial para garantir que as ações sejam efetivadas, visto que o ente estadual expandiu o atendimento na rede de urgência e emergência no município, bem como a oferta de serviços de média e alta complexidade, assegurados através do funcionamento do Hospital Costa do Cacau e em breve da Policlínica Regional de Saúde.







“Dentro dessa parceria estamos conseguindo reorganizar o fluxo nas nossas unidades e promover uma verdadeira mudança nos indicadores. Agradeço ao governador Jerônimo e a toda equipe do Estado, que têm dado o apoio necessário para que a gente consiga oferecer um atendimento de qualidade ao nosso povo. Tudo isso é sinônimo de carinho e respeito. Continuaremos unidos em prol do bem-estar de cada ilheense”, frisou o gestor.

Além dos serviços já ofertados, a Sesau pretende ampliar o cuidado integral às famílias cadastradas, a partir de critérios de densidade demográfica e após mapeamento e territorialização.

“O nosso objetivo é fortalecer a Atenção Básica, com mais prevenção e menos paciente hospitalizado. As famílias são acompanhadas pelas equipes nas respectivas áreas de abrangência. A ESF é porta de entrada preferencial do SUS e funciona de forma integral, para assegurar atendimento diário e visitas domiciliares aos usuários cadastrados”, acrescentou André Cezário, titular da Sesau.




Postagem Anterior Próxima Postagem

Leia o texto em voz alta: