A manhã de domingo, dia 5 de março, foi mais um daqueles dias de contemplação do meio ambiente e da zona rural com a Turma da Caminhada, e o destino desta vez foi a região do Jacarandá, localidade que remete à minha infância, mais precisamente Fazenda Serra Negra, espólio da família, que foi dividido em pequenas propriedades e vendidas, só restando a parte dos meus tios Alfredo e Antônio Coelho.
Saímos cedo da rodoviária e mais uma vez fizemos a famosa foto na entrada da cidade com a turma - formada por 23 aventureiros de Ibicaraí e Itabuna - e na sequência partimos para o lado norte do município, região de matas, montanhas, muitas fazendas de cacau e o Ribeirão do Luxo, que ajuda no abastecimento da cidade.
Foram pouco mais de duas horas de caminhada pela estrada do Jacarandá, com cerca de 10 quilômetros entre subidas e descidas e lindos cenários que remetem aos tempos áureos do cacau. Passamos na Fazenda Serra Negra, onde fomos recebidos pelo meu tio Alfredo. Na sequência seguimos até a bica, próxima a fazenda da família de Cláudio e a saudosa Célia da Paz.
Paramos para repor as energias e tomar um banho de bica - extremamente gelado - em uma extensão de pedra dentro do Ribeirão do Luxo, que forma pequenas piscinas naturais. Foi um momento de refazer as energias, colocar a conversa em dia, lanchar e contemplar a simplicidade e a beleza rústica do local.
Voltamos no final da manhã, extremamente cansados, depois de quase cinco horas e 20 quilômetros de caminhada. A tarde foi de banho, reidratação, alimentação, muito descanso e a seguinte pergunta: quando será a próxima caminhada?
Arnold Coelho
Com um pé na cidade e outro na roça