Por Redação

Foto: Ricardo Stuckert / PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi reeleito neste domingo (25) para um quarto mandato à frente da Presidência da República, segundo projeção do Datafolha. O petista venceu o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) após uma virada na disputa do segundo turno das eleições de 2026.
A projeção é feita a partir dos dados de apuração divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O instituto utiliza um sistema próprio que considera agrupamentos de eleitores por mesorregião e características dos municípios em cada estado para estimar o resultado da votação.A vitória ocorre após uma campanha marcada pela polarização entre Lula e Flávio Bolsonaro. No primeiro turno, o senador do PL ficou à frente do petista, com 47,03% dos votos válidos, contra 45,16% do presidente.
O segundo turno foi marcado por uma disputa acirrada e por estratégias distintas dos candidatos. Enquanto Flávio apostou no antipetismo e no apoio de setores da direita, Lula intensificou sua atuação na reta final da campanha, com mudanças na estratégia de comunicação e mobilização de apoiadores nas redes sociais.
O dia da votação também foi marcado por tensão envolvendo o transporte público. O Supremo Tribunal Federal (STF) determinou o adiamento do encerramento da votação em duas horas, após questionamentos da campanha petista sobre dificuldades para a liberação do transporte público em dez estados.
Com a vitória, Lula se torna o primeiro presidente brasileiro a conquistar quatro mandatos pelo voto direto. O petista já havia vencido as eleições presidenciais de 2002, 2006 e 2022.