
Foto: Divulgação
Da Redação
Salvador passa a contar, a partir desta segunda-feira (3), com um vagão exclusivo para mulheres no sistema metroviário. A iniciativa será lançada durante a abertura da campanha Agosto Lilás, na Estação Rodoviária do Metrô, e integra as ações de enfrentamento à violência contra a mulher promovidas pelo Governo da Bahia.
O chamado Vagão das Mulheres funcionará de segunda a sexta-feira, das 6h às 9h e das 17h às 20h, períodos de maior fluxo de passageiros. A medida é realizada em parceria com a CCR Metrô Bahia e faz parte da programação do Agosto Lilás, mês dedicado à conscientização e ao combate à violência de gênero.
Além do espaço exclusivo, o sistema metroviário contará com as Salas Elas à Frente, da Secretaria das Mulheres do Estado (SPM), destinadas ao acolhimento e ao encaminhamento de mulheres em situação de violência.
Durante todo o mês de agosto, também serão disponibilizados serviços itinerantes de atendimento à população feminina. Entre eles estão a Base Móvel Lilás, da Polícia Militar da Bahia, a Delegacia Móvel, da Polícia Civil, e a Unidade Móvel do Centro de Referência Nelson Mandela, da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi).
As estruturas oferecerão orientação, acolhimento e atendimento especializado, reforçando a rede de proteção às mulheres e ampliando o acesso aos serviços de apoio no sistema de transporte público da capital baiana.