Na manhã desta quinta-feira (23), o Porto de Ilhéus realizou mais uma edição da ação Bem-Estar Portuário, com a palestra "Saúde Mental no Ambiente Portuário: Prevenção da Ansiedade e Burnout", ministrada por Priscila Damasceno. A iniciativa, voltada para os trabalhadores portuários, aborda temas como a importância do autoconhecimento, a identificação precoce dos sinais de ansiedade e burnout e a adoção de medidas preventivas para preservar a saúde mental.
Durante a palestra, foi destacada a importância da empatia no ambiente de trabalho, orientando os participantes sobre como reconhecer sinais de sofrimento emocional em si ou nos colegas, acolher e buscar apoio profissional quando necessário.
A ação Bem-Estar Portuário promove palestras mensais sobre temas relacionados ao meio ambiente, à segurança e à saúde, para capacitar os trabalhadores portuários e contribuir para um ambiente de trabalho mais seguro, saudável e sustentável. A iniciativa integra o Programa de Educação Ambiental para os Trabalhadores da Autoridade Portuária Federal – CODEBA e é desenvolvida em atendimento à condicionante da Licença Ambiental nº 1437/2018 – 1ª Renovação, estabelecida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
