
Foto: Reprodução
Da Redação
A classificação da Seleção Brasileira para as oitavas de final da Copa do Mundo de 2026 elevou a expectativa de faturamento de bares e restaurantes em todo o país. Para o confronto contra a Noruega, neste domingo (5), a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) projeta um aumento médio de 20% no movimento dos estabelecimentos.
Segundo o presidente-executivo da Abrasel, Paulo Solmucci, a combinação entre o avanço da Seleção, as férias escolares de julho e o crescimento do fluxo de turistas deve impulsionar o setor ao longo da competição.
“A Copa sempre muda o clima do país, e a expectativa é de que o Brasil faça uma grande campanha, chegue à final e conquiste o hexa para completar a festa. Somada às férias de julho e ao aumento do fluxo de turistas, a competição deve seguir enchendo as mesas, reunindo as torcidas e impulsionando o movimento nos negócios”, afirmou para a Folha de São Paulo.
A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) também prevê impacto positivo. De acordo com o economista-chefe da entidade, Fabio Bentes, bares e restaurantes deverão movimentar cerca de R$ 2,42 bilhões durante a Copa do Mundo, crescimento de 15,7% em relação ao Mundial de 2022, quando o faturamento foi estimado em R$ 2,09 bilhões.
O otimismo ocorre em meio à recuperação gradual do setor. Levantamento da Abrasel, realizado entre os dias 22 e 30 de junho com 2.109 empresários, mostrou que 39% dos estabelecimentos registraram lucro em maio, 41% encerraram o mês em equilíbrio financeiro e 19% tiveram prejuízo.
Para Solmucci, os números refletem a capacidade de adaptação das empresas, mesmo diante de um cenário de margens ainda apertadas.
“O fato de boa parte das empresas ter conseguido ampliar o faturamento mostra a capacidade de adaptação do setor em um ambiente ainda marcado por margens apertadas”, destacou.