Joaquim Barbosa se filia ao DC e passa a ser cotado para disputa presidencial em 2026



Foto: Pedro França/Agência Senado


Da Redação

O ex-presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, filiou-se ao Democracia Cristã e passou a ser cotado para disputar a Presidência da República nas eleições de 2026. A filiação ocorreu no início de abril, dentro do prazo previsto pela Justiça Eleitoral.

Segundo a assessoria do partido, ainda há definições pendentes que devem ser discutidas na próxima semana, durante coletiva de imprensa prevista em Brasília. Entre os pontos em debate está o futuro da pré-candidatura de Aldo Rebelo, lançada pela legenda em janeiro deste ano.

Procurado pela imprensa, Joaquim Barbosa não respondeu aos contatos.

Atualmente, o nome oficial do DC para a corrida presidencial é Aldo Rebelo. Ex-integrante do Partido Comunista do Brasil, Rebelo passou nos últimos anos por partidos como Partido Socialista Brasileiro, Solidariedade, Partido Democrático Trabalhista e Movimento Democrático Brasileiro, aproximando-se de setores ligados ao bolsonarismo.
Economia do Brasil



De acordo com informações do portal Poder360, a direção do DC avalia substituir a candidatura de Rebelo pela de Joaquim Barbosa em razão do baixo desempenho do ex-ministro nas pesquisas eleitorais.

Sem representação no Congresso Nacional, o Democracia Cristã é presidido pelo ex-deputado federal João Caldas e atualmente não possui direito a tempo de televisão nem participação garantida em debates eleitorais.

Primeiro ministro negro a integrar o STF, Joaquim Barbosa atuou na Corte entre 2003 e 2014 e ganhou projeção nacional como relator do julgamento do Escândalo do Mensalão, que condenou 24 réus, entre eles o ex-ministro José Dirceu.

Desde que deixou o Supremo, o nome de Barbosa passou a ser especulado em disputas eleitorais. Em 2018, ele chegou a se filiar ao Partido Socialista Brasileiro com intenção de disputar o Palácio do Planalto, mas desistiu meses depois.

“Está decidido. Após várias semanas de muita reflexão, finalmente cheguei a uma conclusão. Não pretendo ser candidato a presidente da República. Decisão estritamente pessoal”, escreveu Barbosa nas redes sociais à época.
Postagem Anterior Próxima Postagem

Leia o texto em voz alta:



Esta imagem está protegida. Copiar não é permitido.