
Foto: Divulgação
Da Redação
A Assembleia Legislativa da Bahia realiza, na próxima segunda-feira (18), uma sessão especial em homenagem aos 55 anos da Embasa e aos 40 anos do SINDAE-BA. A atividade acontece às 9h30, no plenário da ALBA, em Salvador, e foi proposta pelo deputado estadual Robinson Almeida (PT). O ato deve reunir dirigentes das entidades, trabalhadores, representantes de movimentos sociais, parlamentares e autoridades do estado.
Cobertura do Bahia
A sessão especial destacará a trajetória da Embasa como a principal empresa pública do Brasil no setor de água e saneamento. Responsável por levar abastecimento de água tratada e ampliar o saneamento básico em 368 municípios, a estatal garante abastecimento de água para quase 10 milhões de baianos.
O deputado Robinson Almeida destaca ainda as ações realizadas pela companhia, colocando a Bahia como o estado que mais investe em saneamento em todo o Nordeste e ocupando ainda a quarta posição nacional em volume de investimentos no setor, com mais de R$ 9,3 bilhões aplicados em obras de saneamento entre 2023 e 2026, com 343 contratos em todo estado.
“A Embasa é um patrimônio do povo baiano, a serviço da nossa gente, com um compromisso muito claro de contribuir com o desenvolvimento do estado, garantindo saúde, bem estar, através da água tratada, de qualidade, e do saneamento, que são fundamentais para dignidade humana”, afirmou o parlamentar.
“Celebrar os 55 anos da Embasa é reconhecer a sua importância estratégica como empresa pública para a Bahia”, enfatizou o parlamentar.
Notícias de Salvador
Além da homenagem à estatal, o evento também reconhecerá a atuação histórica do SINDAE na organização e valorização dos trabalhadores do setor.
“O SINDAE sempre esteve presente na defesa da classe trabalhadora e também na luta contra as tentativas de privatização da Embasa que ocorreram quando o carlismo governou a Bahia. É um sindicato combativo, presente nas lutas dos trabalhadores e do nosso povo”, pontuou o petista.