Petróleo despenca mais de 10% após Irã reabrir Estreito de Ormuz



Foto: Tânia Rego/Agência Brasil


Da redação

Os preços do petróleo registraram forte queda nesta sexta-feira (17) após o Irã anunciar a reabertura do Estreito de Ormuz durante o cessar-fogo com os Estados Unidos.

Por volta das 10h10 (horário de Brasília), o barril do tipo Brent, referência do Mar do Norte, recuava 10,42%, cotado a US$ 89,03. Já o West Texas Intermediate (WTI), referência nos Estados Unidos, caía 11,11%, sendo negociado a US$ 84,17.

A queda ocorre após o governo iraniano liberar totalmente a passagem marítima para embarcações comerciais enquanto durar a trégua, prevista até a próxima quarta-feira (22).

O anúncio foi feito pelo ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi, que afirmou que a navegação seguirá rotas previamente estabelecidas pelas autoridades do país.

A reabertura do Estreito de Ormuz, por onde passa cerca de 20% do petróleo mundial, reduz temores sobre interrupção no fornecimento global de energia e pressiona os preços no mercado internacional.

Após a decisão, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, agradeceu ao Irã pela liberação da via marítima e afirmou que o estreito está aberto para navegação sem restrições.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Leia o texto em voz alta:



Esta imagem está protegida. Copiar não é permitido.