
Foto: Divulgação
Da Redação
O Papa Leão XIV afirmou que não teme o governo dos Estados Unidos ao responder declarações do presidente Donald Trump. A fala ocorreu nesta segunda-feira (13), durante conversa com jornalistas em um voo oficial entre Roma e a Argélia.
Ao comentar críticas feitas por Trump nas redes sociais, o pontífice destacou que seguirá defendendo os princípios da Igreja. “Não tenho medo do governo Trump nem de proclamar em voz alta a mensagem do Evangelho”, afirmou.
Leão XIV também reforçou que sua atuação não tem caráter político e que seu foco está na promoção da paz. Segundo ele, a missão da Igreja é incentivar o diálogo e buscar soluções pacíficas para conflitos, sem se envolver diretamente em disputas políticas.
Análise política
O papa ainda criticou o que considera distorções da mensagem cristã e disse que não pretende entrar em confronto direto com o presidente norte-americano. Apesar disso, garantiu que continuará se posicionando contra guerras e em defesa de relações multilaterais.
Durante a declaração, o pontífice chamou atenção para o impacto dos conflitos ao redor do mundo, especialmente sobre civis. “É preciso mostrar que existe um caminho melhor”, disse, ao destacar a importância da mensagem de paz do Evangelho.
As declarações acontecem após Trump classificar o papa como “fraco” em publicação nas redes sociais, criticando sua postura em temas como segurança e política internacional.