
Foto: Reprodução
Da Redação
O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, anunciou na noite desta segunda-feira (23) a renúncia ao cargo. A saída já vinha sendo cogitada diante da intenção do político de disputar uma vaga no Senado nas eleições deste ano.
A decisão ocorre às vésperas do início do julgamento no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), previsto para esta terça-feira (24). Castro é réu em ação que apura abuso de poder político e econômico nas eleições de 2022.
Mesmo fora do cargo, o ex-governador continuará sendo julgado. No entanto, especialistas apontam que a renúncia pode permitir que ele recorra de eventual condenação ainda em condição de elegibilidade, o que manteria a possibilidade de disputar o Senado até decisão final do Supremo Tribunal Federal (STF).
Com a saída de Castro e sem vice-governador no cargo, o comando do estado passa ao presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), desembargador Ricardo Couto, quarto na linha sucessória.
O vice-governador Thiago Pampolha deixou o posto após ser eleito conselheiro do Tribunal de Contas do Estado. Já o presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), Rodrigo Bacellar, terceiro na linha sucessória, está impedido de assumir o cargo.