
A Prefeitura de Itabuna, por meio da Divisão de Combate às Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, recolheu nos últimos dias de 2025 e primeiros dias deste ano mais de 600 pneus inservíveis que estavam armazenados de forma inadequada em estabelecimentos comerciais do segmento de borracharias e oficinas em vários bairros da cidade com risco de se transformar em criadouros do Aedes aegypti.
O trabalho dos Agentes de Combate às Endemias é realizado periodicamente com o objetivo de direcionar pneus em desuso para o descarte correto e com isso evitar proliferação do Aedes aegypti e outros problemas ambientais.
De acordo com a coordenadora de Combate às Endemias, Lucimar Ribeiro, os Agentes de Endemias visitam com regularidade borracharias, oficinas mecânicas e terrenos baldios, com o intuito de localizar e recolher pneus velhos. De acordo com ela, este trabalho segue o fluxo de rotina dos agentes.
“Nossa meta é eliminar quaisquer locais que sirvam de depósito para larvas do mosquito Aedes aegypti, mas para isso precisamos contar com a colaboração da comunidade, inclusive também direcionando pneus velhos para o ponto fixo de coleta mantido pela Secretaria Municipal de Saúde”, informa Lucimar.
A Prefeitura de Itabuna disponibiliza um Ecoponto para quem deseja descartar estes materiais em local seguro na Rua Alício de Queiroz, nº 567, centro, ao lado do Colégio Ação Fraternal de Itabuna (AFI). O expediente é de segunda a sexta-feira, no horário das 8 às 12 e das 14h às 17 horas.