
A Prefeitura de Itabuna, por meio da Divisão de Combate às Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, intensificou as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, Zika e chikungunya, neste período de verão.
As medidas ganham ainda mais importância neste mês de janeiro, quando o calor aliado às chuvas intermitentes acelera o ciclo de reprodução do vetor. De acordo com a coordenadora de Combate às Endemias, Lucimar Ribeiro, as equipes estão concentrando esforços nos bairros que apresentam maior número de notificações e elevados índices de infestação.
“Essa estratégia busca reduzir a circulação do mosquito e evitar a proliferação das arboviroses no município, sendo que esta operação combina o tratamento focal, realizado no interior dos imóveis, com o bloqueio costal, que consiste na pulverização em vias públicas e áreas externas”, comenta.
Ao todo, sete bairros considerados prioritários recebem atenção redobrada: Centro, Mangabinha, São Caetano, Sarinha, Fátima, Sinval Palmeira e Castália. Lucimar explica que a pulverização com bombas costais motorizadas ocorre principalmente em pontos estratégicos, como borracharias, oficinas e depósitos de sucatas, locais propícios à presença do mosquito adulto em voo.
Paralelamente, os Agentes de Combate às Endemias (ACE) realizam visitas domiciliares para aplicação de larvicidas em depósitos de água e eliminação de recipientes que possam acumular água parada. “A participação da população também é essencial, pois o sucesso das ações depende do envolvimento de todos”, reforça.
Entre as principais orientações à população estão permitir a entrada dos agentes devidamente identificados, realizar uma faxina semanal de pelo menos 10 minutos para eliminar possíveis focos do mosquito e manter caixas d’água bem vedadas.
A população também pode colaborar denunciando terrenos abandonados ou locais com focos do mosquito por meio dos canais da Secretaria Municipal de Saúde, como o Disk-Dengue, pelo WhatsApp (73) 98123-8664, da Divisão de Endemias.