
Foto: Divulgação
Da Redação
A Polícia Federal prendeu uma pessoa na Bahia durante uma operação deflagrada nesta quinta-feira (6) contra uma organização criminosa suspeita de transportar grandes carregamentos de cocaína para a Europa por meio de embarcações. Além da prisão, quatro mandados de busca foram cumpridos no estado.
Ao todo, foram executados três mandados de prisão preventiva e 28 mandados de busca e apreensão na Bahia, em São Paulo e na cidade do Rio de Janeiro. Segundo a PF, os alvos da operação são responsáveis pela logística e pelo financiamento do envio da droga ao exterior. Duas embarcações foram apreendidas.
Na Bahia, houve ações em Salvador, Simões Filho e Camaçari. Em São Paulo, os mandados foram cumpridos nas cidades de São Paulo, Guarulhos, Santos, Guarujá, Caraguatatuba, São Sebastião e Sorocaba.
Ainda não há confirmação sobre o total de presos nem sobre o material apreendido durante a operação.
As investigações começaram em abril de 2024, após a apreensão de 1,8 tonelada de cocaína em uma embarcação no Porto de Aratu, na capital baiana. Segundo a PF, o caso revelou a existência de uma estrutura criminosa com atuação internacional e divisão definida de tarefas, que incluía a compra e adaptação de barcos, o armazenamento da droga e o envio ao exterior.