Feira de Negócios da Faculdade de Ilhéus apresentou ideias inovadoras


Professores Flávio de Melo, Ana Dalva Sampaio, Sandra Milanesi, o palestrante João Carlos Telles e Almir Milanesi, Diretor-Geral da Faculdade de Ilhéus


Uma constatação da 18ª Feira de Negócios e Oportunidades (Fenopo) da Faculdade de Ilhéus, realizada entre os dias 22 e 25 de outubro, na sede da instituição, foi o acelerado movimento pela inovação. O administrador e empresário João Carlos Telles afirmou, na abertura da Fenopo, que o empreendedorismo é uma ferramenta da inovação e que todo profissional, em um curto prazo, vai precisar ter uma startup.
Uma startup é uma empresa emergente, geralmente hospedada em ambientes tecnológicos, que busca um modelo de negócio repetível e escalável em condições de extrema incerteza, pois se caracteriza por oferecer produtos ou serviços inovadores, de rápido potencial de crescimento e flexibilidade para se adaptar ao mercado.

Telles fez palestra com o tema “Juventudes Criativas – A prática fora da caixa”, durante a qual ele divide a juventude em quatro faixas etária, da pré-adolescência aos 29 anos, justamente refletida na maioria do público que lotou o auditório Prof.ª Adélia Maria Carvalho de Melo. “É uma geração diferente, com as características do seu tempo, momento em que mais temos acesso à diversidade, seja de gênero ou no campo étnico”, salientou.
O diretor-geral das faculdades de Ilhéus e Madre Thaís, professor Almir Milanesi, destacou que a Fenopo tem se afirmado como um espaço dinâmico de aprendizado, inovação e integração entre estudantes, empreendedores, instituições e a comunidade. E parabenizou a comissão organizadora do evento, coordenada pelo professor Flávio de Melo, pelo sucesso do evento.
A Fenopo é o maior evento acadêmico das duas instituições de ensino superior. Este ano, contou com o patrocínio da Sicoob, Almeida Carneiro, Fundacred, Terceira Via Formaturas e Eventos e Prefeitura Municipal de Ilhéus, e o apoio da Sul Sat, Posto Atlântico Sul, Ecoporto, Avatim, Lanchonete Boca Nervosa, Atlântico Transporte e Ariluz. Aconteceram palestras, minicursos, oficinas, mostra de trabalhos científicos, feira das profissões, mutirão de serviços em saúde e em cidadania, shows musicais e a exposição de estandes.




Ideias Empreendedoras –




Um dos grandes atrativos da Fenopo 2025 foram os estandes montados pelos alunos da faculdade para apresentarem suas experiências de negócios e empreendedorismo. Entre as novidades, estava o Waraná - Energia da Floresta, do estudante de Gastronomia, Murillo Bittencourt, que apresentou o milkshake natural, uma inovação exclusiva na Fenopo e em Ilhéus, preparado na hora com ingredientes regionais como amendoim, castanha de caju, guaraná em pó, xarope de guaraná e leite, servido fresco com gelo.
Além do milkshake, foram ofertadas variedades da castanha, incluindo opções salgadas e versões caramelizadas com coco, gergelim, café ou chocolate. O milkshake natural se destaca por seu valor nutritivo, devido às oleaginosas, e por seu potencial energético, proporcionado pelo guaraná, fruto brasileiro reconhecido por sua alta concentração de cafeína – inclusive superior à do café tradicional. Ressalta-se ainda que a maior fazenda de guaraná do mundo está localiza em Ituberá, na região Baixo Sul da Bahia.
O professor João Carlos Telles, especialista nas áreas de negócios, empreendedorismo e inovação, avaliou positivamente o produto durante visita ao evento, destacou a tendência de substituição do leite bovino por alternativas baseadas em amêndoas e ressaltou os aspectos saudáveis e o sabor marcante da bebida. Telles reforçou que recomendaria o produto ao mercado, inclusive considerando-o apto para aceleração empresarial.
No estande A Caminho da Caza, Viviane Borges Santos, estudante do quinto semestre de Direito, em parceria com sua sócia, a advogada Raquel Leal de Andrade, mostrou talento na produção de salgados, doces e tortas, que elas comercializam na lanchonete que abriram atrás da faculdade. Viviane vem de uma família predominantemente formada por cozinheiros. Entre os produtos apresentados na lanchonete e petiscaria destacaram-se a coxinha de aipim, o pastel de carne do sol com banana-da-terra e cream cheese e o churrasquinho no palito.
O estande Recoleta’s Burger, presente pela terceira vez na Fenopo, une, desde 2021, os irmãos Valmor Oliveira Rosa Neto e Klayton Ribeiro Santos, que se graduou em Administração pela Faculdade de Ilhéus. Eles decidiram abrir uma hamburgueria após viajarem juntos para outro país. Inspirados pelo bairro onde se hospedaram, Recoleta, nomearam o negócio e os hambúrgueres com pontos turísticos de Buenos Aires: Recoleta, San Telmo, La Bombonera, Porto Madero, Belgrano, Caminho, Monumental, Pacífico, além de oferecer baguete. Atualmente, contam com dois food trucks, sendo um na zona sul da cidade, que funciona das 18 horas à meia-noite.
O inspirador estante Luhz Aromas e Livros, empreendido por Luhana Oliveira, estudante do 8º semestre de Direito na Faculdade de Ilhéus, participou pelo segundo ano consecutivo da Fenopo. Ela destaca que a visibilidade conquistada no evento é fundamental para o crescimento de novos empreendimentos, razão pela qual decidiu retornar à feira, buscando ampliar o reconhecimento da marca e alcançar um público ainda maior.
O Delícia Gelada, negócio de Maelly Oliveira Nascimento, estudante do 6º semestre de Psicologia, também participou pela segunda vez do evento. Ela explica que a ideia surgiu em decorrência de uma necessidade financeira familiar após o período da pandemia. Diante desse desafio, Maelly e a mãe Marilene Santos de Oliveira, decidiram empreender juntas. “Ela é responsável pela produção e eu pela comercialização dos produtos, atuando tanto nas ruas quanto em praias e realizando entregas sob demanda”, afirmou. Para atrair o público, a estudante desenvolveu um espaço instagramável, e configurou teóricos da Psicologia chupando picolé e dando a razão para chupar um geladinho.
O LB Phones, de Lucas do Espírito Santo Lima, 26 anos, estudante do 8⁰ semestre de Direito, é um negócio focado em tecnologia, que oferece uma ampla variedade de celulares, acessórios e serviços de assistência técnica. O principal diferencial da empresa é o atendimento personalizado.
Sara Galvão, estudante do 5º semestre de Enfermagem, foi responsável pelo estande SU Bolos, que ofereceu bolos no pote, brioches e empadas. Segundo ela, com o advento da pandemia, a necessidade financeira levou à criação do negócio, uma vez que não foi possível receber o auxílio emergencial. Ao ingressar na faculdade, Sara conseguiu conciliar as atividades empresariais com os estudos, e neste semestre, ela e a mãe, Dona Sueide Galvão, inauguraram um ponto de vendas nos fundos da instituição.
Fernanda Leone Confeitaria é o empreendimento da estudante do 5º semestre de Gastronomia, Fernanda Oliveira Batista, cujo trabalho se destaca pela produção artesanal, variedade de sabores e cuidado na elaboração de tortas, doces e bolos. Ela apresentou produtos diferentes dos que participou na Semana de Inovação, incluindo tortas geladas de morango com coco, limão, maracujá, chocotudo e ninho com Nutella. Além disso, ofereceu diversos sabores de pavês e fatias no palito, que receberam excelente acolhida. Durante o evento, contou com o apoio de Talita Nascimento Santos e Maria Aparecida Alves dos Santos, ambas do 4º semestre de Gastronomia, e de Maria Clara Barreto de Sousa, estudante de Administração que a acompanha na consultoria.
O estande Gool Drinks esteve sob o comando de Fernando Torquato, estudante de Ciências Contábeis, e de Debora Azevedo Silva, maitre de fila do Hotel Transamérica em Comandatuba. Foi um dos estandes mais concorridos, com a oferta de Nevada sem álcool (leite condensado suco de limão, açúcar e gelo triturado ao ponto de neve), Beijo na boca (morango, abacaxi, suco de limão e leite condensado) e o drink especial de cacau, feito com cacau in natura, servido na própria cabaça do cacau. Também foi atração o estande Sol e Sal Moda Praia e Fitness, empreendimento de Jaciara, do curso de Psicologia. Este ano, o evento abordou a temática “Empreender é Transformar com Responsabilidade Social”.

Os irmãos Valmor Oliveira Rosa Neto e Klayton Ribeiro Santos

Dona Cecília Borges, Viviane Borges Santos, Tiago Ribeiro e Raquel Leal de Andrade

Sueide Galvão e a filha, Sara Galvão

Letícia Ceo e Luhana Oliveira

Maelly Oliveira Nascimento e Dona Marilene Santos de Oliveira

Debora Azevedo Silva, estande Gool Drinks


Postagem Anterior Próxima Postagem

Leia o texto em voz alta:



Esta imagem está protegida. Copiar não é permitido.