Ponte Salvador-Itaparica terá obras iniciadas em junho de 2026




Foto: Divulgação


Da Redação

O governo da Bahia confirmou nesta quarta-feira (17) que as obras da Ponte Salvador-Itaparica começam em 4 de junho de 2026. O cronograma foi anunciado durante audiência pública na Assembleia Legislativa (Alba), articulada pela presidente da Casa, Ivana Bastos (PSD), com participação do governador Jerônimo Rodrigues (PT) e secretários estaduais.
Salvador real estate listings



A sessão contou com apresentações do secretário da Casa Civil, Afonso Florence, do superintendente de Planejamento da Seinfra, Mateus Dias, e do CEO da concessionária responsável pelo projeto, Cláudio Vilas Boas. “A ponte hoje já é uma realidade. O contrato aditivado, assinado em 4 de junho deste ano, estabelece o início da obra em até 12 meses”, afirmou Ivana Bastos.

Florence lembrou que o projeto atravessou diferentes gestões e enfrentou entraves desde a licitação, em 2019, e a assinatura da parceria público-privada (PPP), em 2020. A pandemia e o aumento de custos levaram a revisões e negociações com o Tribunal de Contas do Estado (TCE). O novo termo aditivo, firmado neste ano, assegurou a retomada do empreendimento.

O deputado Eduardo Salles (PP), presidente da Comissão de Infraestrutura da Alba, destacou que a ponte terá impacto além da mobilidade. “Será um vetor de desenvolvimento econômico e turístico. Vai reduzir a dependência da BR-324 e acelerar o escoamento de grãos como soja e algodão”, disse.

Com 12,4 km de extensão, a ponte será a maior da América Latina sobre espelho d’água. O projeto prevê a criação de 7 mil empregos diretos e impacto positivo em mais de 250 municípios. O tempo de deslocamento entre Salvador e o Baixo Sul deve cair em cerca de uma hora.
Salvador tourism



Segundo o governo, a obra também marcará um novo eixo de expansão urbana, integrando a capital à Ilha de Itaparica, que passará por requalificação para receber infraestrutura em saúde, educação, segurança e mobilidade.


Postagem Anterior Próxima Postagem

Leia o texto em voz alta:



Esta imagem está protegida. Copiar não é permitido.