
As obras da UBS José Edites dos Santos, no Bairro São Caetano, que passa por um processo de reconstrução e ampliação de sua estrutura, devem ser concluídas em até 90 dias. Na manhã desta sexta-feira, dia 19, uma visita técnica foi realizada por engenheiros e equipe técnica, acompanhados da secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, e da subsecretária Lânia Peixoto.
“A obra está avançando, estamos muito felizes porque em breve os moradores do São Caetano e adjacências terão a nova UBS José Edites em pleno funcionamento. Será um presente de Natal para a população”, comentou a secretária Lívia Mendes. Ela frisa que a UBS é unidade de referência que trabalha com três Equipes de Saúde da Família (ESF).
“Sabemos que o São Caetano é um bairro extremamente populoso, assim como as comunidades vizinhas que aqui são atendidas. Então, precisavam de uma unidade de referência que comportasse três equipes. E assim foi feito: agora falta apenas finalização da fachada, alguns equipamentos de ar-refrigerado, a plataforma de elevação e alguns detalhes”, pontua.
Vale lembrar que a obra está sendo executada pela Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a AFYA Faculdade de Ciências Médicas de Itabuna.
“Fizemos esse projeto para dar mais conforto aos servidores e aos usuários, o que refletirá numa melhor prestação de serviços médicos, ambulatoriais e exames”, acrescentou a secretária.
Ela aproveita para explicar que em razão da necessidade de mudar o projeto da fachada e, consequentemente abrir licitações de materiais que não estavam contemplados no contrato inicial, a obra foi postergada um pouco mais.
“O prefeito Augusto Castro (PSD) é sensível e sempre quer o melhor para a saúde, inclusive no aspecto estético. Por isso, fez questão de mudar a fachada do prédio”, explica a secretária.
A UNIDADE
Três equipes de Saúde da Família atendem na UBS José Edites dos Santos pelo fato de o São Caetano ser um bairro extremamente populoso. Com as mudanças propostas pela territorialização da Atenção Primária, de acordo com a secretária de Saúde, cada equipe deverá atender cerca de 3.700 pessoas, o que representa mais de 10 mil usuários que acessarão o serviço da unidade.
“É óbvio que cada equipe terá sua agenda e sua população específica. Então, o fluxo seguirá de forma tranquila. A estrutura vai ficar ótima, a sensação é de acolhimento. Tenho certeza de que a população vai ficar muito feliz”,afirmou.
A nova UBS conta com uma ampliação vertical que dispõe de uma plataforma de elevação para pessoas com dificuldade de locomoção. No 1º andar estão dois banheiros, copa, sala de equipamento individual, 10 consultórios, um auditório e mais uma área de circulação.
Já o pavimento térreo dispõe de salas de triagem, odontológica, farmácia, administrativa, recepção, sete salas de consultório médicos e de enfermagem, sala de curativos, expurgo, sala de abrigo de contaminantes e de esterilização e sala para e Agentes Comunitários de Saúde (ACS), almoxarifado.