
Foto: Reprodução
Da Redação
O Departamento de Defesa dos Estados Unidos passou a exigir que jornalistas credenciados obtenham aprovação antes de divulgar qualquer informação relacionada ao Pentágono, incluindo dados não sigilosos. Profissionais que descumprirem a regra podem ter o acesso às instalações militares revogado.
Segundo o documento enviado à imprensa na sexta-feira (19), “as informações do Departamento de Defesa devem ser aprovadas para divulgação pública por um responsável autorizado antes de serem liberadas, mesmo que não sejam sigilosas”. A medida também abrange informações obtidas de fontes internas anônimas, fora dos canais oficiais.
O presidente do Clube Nacional de Imprensa de Washington, Mike Balsamo, criticou a decisão. “Se as notícias sobre nossas Forças Armadas precisam passar primeiro pelo governo, o público não recebe informações independentes. Ele verá apenas o que as autoridades querem mostrar. Isso deveria preocupar todos os americanos”, afirmou.
Já o secretário de Defesa, Pete Hegseth, defendeu a medida em publicação na plataforma X: “A imprensa não pode mais circular livremente pelos corredores de uma instalação segura. Use sua credencial e siga as regras, ou vá para casa”.