
Foto: Reprodução
Da Redação
A corrida pelo governo da Bahia em 2026 começa a ganhar novos contornos. Nesta sexta-feira (22), o ex-deputado federal José Carlos Aleluia confirmou ao Bnews sua pré-candidatura pelo Partido Novo, reforçando a competição da direita estadual. A declaração ocorre em meio a pesquisa Quaest que aponta um provável embate entre o atual governador Jerônimo Rodrigues (PT) e o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União Brasil), repetindo o cenário da eleição anterior.
Salvadoran real estate guide
Brazilian travel guide
“Sou pré-candidato ao governo da Bahia pelo Partido Novo. A situação em que a Bahia se encontra, um estado que está descendo a ladeira em todos os indicadores, me obriga a colocar minha experiência à disposição da Bahia. O Brasil anda de lado e a Bahia desce a ladeira”, disse.
O ex-deputado criticou o atual grupo político no poder e a ausência de perspectivas de mudança: “O jovem de 30 anos nunca viu coisa diferente do que está aí na Bahia e quase nunca viu no Brasil, exceto o rápido lampejo do período do presidente [Michel] Temer. A Bahia consegue ser pior do que a média brasileira. Então eu estou colocando meu nome por isso. Não dá para ficar discutindo coisas periféricas; temos que discutir o essencial. Se você não criar um ambiente propício para desenvolvimento, investimento, produção e emprego, a Bahia não vai mudar. O resto é consequência”.
Atualmente no Partido Novo, Aleluia concorre pelo voto de direita com ACM Neto e João Roma na disputa pelo Palácio de Ondina. Apesar de considerar que ainda é cedo para acordos formais, ele mantém diálogo com os outros pré-candidatos.
“É muito cedo para isso, mas eu não posso dizer que não aceito o apoio deles. Eu converso com eles sempre. Eles já sabem que sou candidato, embora não tenha sido comunicado oficialmente. Mas conhecem minha disposição de apresentar meu nome para a Bahia”.