A Câmara de Vereadores de Ilhéus realizou, nesta terça-feira (12), uma audiência pública para discutir o Plano Plurianual (PPA) referente ao quadriênio 2026-2029. Conduzido pela Comissão de Orçamento e Finanças, o encontro reuniu vereadores, secretários municipais e representantes da sociedade civil, em um momento de diálogo e construção coletiva das políticas públicas para os próximos quatro anos.
O PPA é o instrumento que estabelece as diretrizes, metas e ações que orientarão a administração municipal, garantindo mais eficiência e transparência na aplicação dos recursos públicos.
Durante a audiência, o vereador Mauricio Galvão parabenizou os secretários municipais pela presença e destacou a importância da participação de cada um. "Destacar algo que eu acho sempre muito importante, Sr. Presidente, e tem sido recorrente: a presença dos secretários nesse processo de discussão, onde abrem a possibilidade de ouvir a população. (...) Então queria parabenizar por quê não é a primeira vez que nós temos a participação dos secretários. Em outros momentos, em outras discussões e nas audiências públicas tem ocorrido a presença dos secretários, o que não era tão de prache no governo anterior", afirmou.
Estiveram presentes o secretário Fábio Mendonça, da Secretaria do Meio Ambiente; Vinícius Ibrann, da Casa Civil; Cristiano Carvalho, da Secretaria de Gestão; Fernando Fernandes, da Secretaria da Fazenda e Orçamento; Evani Cavalcante, da Secretaria de Educação; Sayonara Machado, da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza; Sonilda Mello, da Secretaria da Saúde; Paulo Landi, Corregedor-Geral; Gabriel Andrade, da Secretaria de Infraestrutura e Defesa Civil; e Milton Andrade, da Secretaria de Agricultura e Pesca.
O secretário de Fazenda, Fernando Fernandes, ressaltou a importância do momento: “O PPA é mais do que um documento técnico. Ele representa o compromisso do município com o planejamento responsável, garantindo que cada ação e investimento esteja alinhado às necessidades da população. É ouvindo a comunidade que conseguimos direcionar melhor nossos esforços.”
A votação do PPA está em trâmite na Câmara de Vereadores, e definirá as bases para o desenvolvimento de Ilhéus entre 2026 e 2029.
por Sucom