
Foto: Divulgação
Da redação
Um idoso de 72 anos, Damião José dos Santos, foi reanimado uma hora após ter o óbito atestado por dois médicos no Hospital de Base de Itabuna, no sul da Bahia. Internado há oito dias com pneumonia, ele havia ficado sem sinais vitais mesmo após 15 minutos de tentativas de reanimação, e a equipe de funerária já se dirigia ao hospital para buscar o corpo. Foi então que sinais de vida foram percebidos, e os médicos retomaram os procedimentos para estabilizá-lo.
Segundo o hospital, embora raro, casos de retorno espontâneo da circulação após constatação de óbito já foram relatados na literatura médica. A unidade ressaltou que não houve falha técnica ou ética por parte da equipe e que, após a reanimação, a dependência de aparelhos para respirar caiu de 100% para 20%.
A família, que já se preparava para o velório, relatou ter feito orações pouco antes da reanimação. O sobrinho do aposentado contou que Damião abriu os olhos, voltou a respirar e apresentou sinais vitais, renovando a esperança de todos. Ele permanece internado, e, apesar da melhora, seu estado ainda é considerado grave. Com informações do G1.