Câmara de Vereadores de Ibicaraí realiza sessão ordinária com apresentação do PL 14/2025




A Câmara de Vereadores de Ibicaraí realizou, na noite de quarta-feira, 13 de agosto, a 16ª sessão ordinária do primeiro biênio (2025/2026) da 18ª Legislatura. Estiveram presentes os vereadores Francisco Henrique, Demétrio Castro, Rozenildo Malaquias, Herbert Santana, Alam Rogério, Leonardo Alves, Edivaldo dos Santos, Guilherme Cardoso, Valdinei Oliveira e Alisson Carvalho, além da imprensa local e representantes da sociedade civil organizada.



A sessão teve início com a verificação de quórum (10 vereadores). Em seguida, o presidente Francisco Henrique solicitou ao vereador Rozenildo Malaquias a leitura de uma passagem bíblica. Logo após, o diretor legislativo, Moisés Messias, fez a leitura do resumo da ata da sessão anterior, aprovada por unanimidade.

Na sequência, foi lido o Expediente do Dia, que incluiu:


Projeto de Lei 14/2025, de autoria do vereador Guilherme Cardoso, que institui o programa municipal Raízes do Futuro. A proposta prevê a criação de um viveiro municipal para a produção de mudas de árvores exóticas, ornamentais, frutíferas, plantas medicinais e hortaliças, destinadas a ações de reflorestamento, arborização urbana e educação ambiental.


Foi lido ainda o Requerimento 01/2025, de autoria do vereador Herbert Santana, solicitando ao Executivo Municipal toda a documentação referente ao contrato firmado com a Cooperativa COOPBRASIL, e o Ofício 102, do Poder Executivo Municipal, contendo estudo e previsão de receita para o exercício de 2026.

Após a leitura, o presidente franqueou a palavra aos vereadores, que tiveram até 10 minutos para seus pronunciamentos.

O vereador Guilherme Cardoso destacou o Raízes do Futuro e a importância da criação de um viveiro municipal, ressaltando o fornecimento de mudas para recuperação de áreas degradadas e apoio ao produtor rural. Parabenizou ainda o ex-vereador Aroldo Melo pela lei que nomeou as ruas do bairro Delfino Guedes, elogiou a alta aprovação da atual gestora (com mais de 82%) e comentou sobre a chega da cooperativa em Ibicaraí.


O vereador Demétrio Castro parabenizou a ação da prefeitura ao nomear ruas do bairro Delfino Guedes e reafirmou seu compromisso com a saúde e segurança, mencionando conquistas como a obtenção de exames para a população carente, o que, segundo ele, tem desafogado a regulação municipal.

O vereador Herbert Santana cumprimentou os presentes e criticou a postura do Executivo Municipal, afirmando que a Câmara tem sido “tratorada” pela atual gestão. Disse que, sem união entre os vereadores, a Casa poderá “sucumbir” e chegou a usar o termo “ditadura” para se referir às retaliações do Executivo Municipal contra a Casa de Leis. O edil finalizou cobrando melhorias nas estradas da zona rural.


O vereador Edy da Vila falou sobre as dificuldades de ser vereador em Ibicaraí e fez um longo relato de obras executadas pelo ex-prefeito Lenildo Santana. Criticou a gestão atual pela situação do transporte escolar, com ônibus quebrados, e pela compra de peixe na Semana Santa, apontando descaso com a educação municipal, com ônibus “quebrados e largados” pela cidade. O edil também criticou a Saúde e disse que o Garajão é um depósito de ambulâncias e carros quebrados.

Na Ordem do Dia, foi votado o Requerimento 01/2025, de autoria de Herbert Santana, que foi aprovado por unanimidade.






Encerrando, o presidente convocou os presentes para a próxima sessão, marcada para quarta-feira, 20 de agosto de 2025.



Texto e fotos: Ascom Câmara de Vereadores de Ibicaraí

Data: 14.08.2025
Postagem Anterior Próxima Postagem

Leia o texto em voz alta:



Esta imagem está protegida. Copiar não é permitido.