STF avalia mediação entre Lula e Congresso para crise do IOF



Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF


Da redação

O Supremo Tribunal Federal (STF) avalia a possibilidade de mediar uma conciliação entre o governo Lula e o Congresso Nacional para resolver a crise em torno do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). O ministro Alexandre de Moraes, relator da ação apresentada pela Advocacia-Geral da União (AGU), deverá liderar as negociações. O governo recorreu ao STF para pedir a validação do decreto que elevou as alíquotas do imposto e a suspensão dos efeitos do decreto legislativo que anulou a medida.

O presidente Lula ficou irritado com a postura do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), que anunciou a votação da suspensão pelas redes sociais. Lula teria considerado a atitude uma traição, o que foi negado por Motta, que também criticou o governo por estimular a polarização. A crise gerou desconforto entre ministros do STF, que veem o risco de instabilidade institucional e defendem uma solução que passe pelo diálogo entre os Poderes.

Integrantes da corte manifestaram preocupação com a sobrecarga imposta ao STF ao ser chamado para decidir disputas políticas, e alertaram que o problema não está no debate jurídico sobre o IOF, mas na falta de articulação do governo com o Congresso. A expectativa no Supremo é que o presidente Lula assuma um papel mais ativo na pacificação da crise. Com informações da Folha de S.Paulo.
Postagem Anterior Próxima Postagem

Leia o texto em voz alta:



Esta imagem está protegida. Copiar não é permitido.