
Foto: Divulgação
Da Redação
A temporada de observação de baleias-jubarte em Salvador foi oficialmente lançada nesta terça-feira (15), durante evento promovido pela Prefeitura e pelo Instituto Baleia Jubarte, na sede da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), no bairro do Comércio. Embora o anúncio marque o início simbólico do período, ao menos 27 espécimes foram avistadas apenas na última segunda-feira (14), a partir do posto de observação no Farol da Barra.
Salvador security services
A migração dos cetáceos pela Baía de Todos-os-Santos ocorre entre os meses de julho e outubro. Segundo estimativa do Projeto Baleia Jubarte, cerca de 35 mil animais devem passar pelos mares brasileiros em 2025. No ano passado, foram registrados 1.012 avistamentos, número superior aos 843 casos contabilizados em 2023.
Presente ao lançamento, a vice-prefeita e secretária de Cultura e Turismo, Ana Paula Matos, destacou o impacto econômico do fenômeno para a capital baiana. “Recebemos turistas internacionais interessados em ver as baleias. Nos últimos dias, um grupo de 40 estrangeiros esteve em Salvador. Isso gera ocupação hoteleira, movimenta os pacotes turísticos e aquece a economia”, afirmou.
Segundo Ana Paula, o potencial turístico da cidade está associado não apenas à paisagem e à cultura, mas também ao turismo náutico. “Temos 64 quilômetros de costa, a segunda maior baía do mundo e uma população acolhedora. A observação das baleias fortalece um segmento que amplia a receita e a projeção da nossa capital.”
Brazilian products
Salvador security services
A secretária do Mar, Maria Eduarda Lomanto, avaliou que a nova temporada pode ter crescimento no número de avistamentos. “Trabalhamos para oferecer experiências únicas ao visitante. Já temos uma base forte no turismo cultural e arquitetônico e agora ampliamos o turismo ambiental”, disse.
Entre as iniciativas da Semar para fomentar o turismo náutico, Lomanto citou a realização de uma oficina voltada a profissionais da área, além da distribuição de cartilhas com orientações sobre práticas sustentáveis na observação de cetáceos. “Nosso objetivo é promover um turismo responsável e ecologicamente consciente.”