
Foto: Matheus Landim /GOVBA
Governo do Estado realiza 2ª edição do projeto "Periferia de Direitos", desta vez no bairro do Bonfim
O Governo do Estado realiza, nesta quinta-feira (10), a 2ª edição do projeto “Periferia de Direitos”, no bairro do Bonfim, na Cidade Baixa, em Salvador. A iniciativa, realizada pela Secretaria de Relações Institucionais (Serin) por meio da Coordenação de Articulação Social, oferece uma série de serviços essenciais, atividades culturais, esportivas e de cidadania para a população de favelas e comunidades urbanas da região.
Nesta manhã, o governador Jerônimo Rodrigues acompanhou a ação ao lado do vice-governador, Geraldo Júnior, dos secretários de Relações Institucionais, Adolpho Loyola, da Saúde (Sesab), Roberta Santana, e de outros representantes do Estado. Jerônimo visitou a programação no Colégio da Polícia Militar (CPM), nos Dendezeiros, e no Colégio Estadual Alípio Franca, também no Bonfim. A ação tem como objetivo levar o Estado para dentro das comunidades, promovendo políticas públicas de forma territorializada, com foco na ampliação do acesso a direitos sociais e na escuta qualificada das demandas da população.
Saúde
No Colégio da Polícia Militar, a Sesab promove a Feira Saúde Mais Perto, em parceria com as Voluntárias Sociais da Bahia. Até sexta-feira (11), moradores da região têm acesso gratuito a exames de ultrassonografia, eletrocardiograma, mamografia e coleta laboratorial. Os atendimentos ocorrem das 8h às 16h, mediante apresentação de RG, CPF, Cartão SUS e solicitação médica.
A cuidadora e autônoma, Rosana César de Jesus, de 56 anos, é moradora do bairro Jardim Cruzeiro e destacou a importância da ação e a praticidade em ter os serviços disponíveis. “Eu acho uma maravilha. Já é a segunda vez que eu venho e estou amando. Todos os exames que eu preciso fazer, eu estou achando aqui hoje”, disse.
A secretária Roberta Santana destacou a importância da ação. “A nossa missão é garantir que a saúde chegue para todos, especialmente para quem tem mais dificuldade de acesso. Essa é uma ação concreta de cuidado e cidadania”.
Justiça, direitos e proteção social
Já no Colégio Estadual Alípio Franca, a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) oferece uma série de atendimentos e orientações jurídicas. Por meio da Coordenação de Promoção da Cidadania e Direitos Humanos (CPCDH), são realizados serviços como emissão gratuita da segunda via de certidões de nascimento, casamento e óbito. O público também participa de rodas de conversa sobre temas como o combate ao tráfico de pessoas, trabalho escravo e políticas de migração e refúgio. As discussões fazem parte da campanha internacional “Coração Azul”, coordenada na Bahia pela CETP/SJDH em parceria com a Organização das Nações Unidas (ONU).
Para o chefe de gabinete da SJDH, Raimundo Nascimento, que representou o secretário Felipe Freitas, o projeto fortalece o papel do Estado como agente de inclusão. “Estamos promovendo direitos humanos com base no diálogo, na escuta e no atendimento direto à população”, afirmou. O Procon-BA, também presente no evento, realiza atendimentos para renegociação de dívidas, registro de reclamações e orientações sobre direitos do consumidor.
Parceria e serviços
O evento conta ainda com uma estrutura diversificada no Colégio Estadual Alípio Franca. Entre os parceiros e serviços ofertados, estão: Seades/Corra pro Abraço - com atendimento especializado para populações vulneráveis; Centro Comunitário Irmã Dulce - com oficinas de dança e acolhimento para mulheres; Coelba - com troca de lâmpadas e descontos na conta de energia mediante reciclagem; Embasa - com atendimento ao consumidor; SineBahia/Setre - com cadastro para vagas de emprego; Cojuve- com serviços voltados à juventude; Defensoria Pública - com atendimento jurídico gratuito; Fundação Pedro Calmon - com exposição literária sobre Carolina Maria de Jesus e biblioteca móvel; Hemoba- com doação de sangue; Flem - com informações sobre o Programa Primeiro Emprego; Sepromi - com serviços do CrediAfro e Centro Nelson Mandela; Instituto Pedro Melo - com emissão de carteira de identidade (RG); Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM) - com atendimento com unidade móvel; além de atividades culturais e esportivas na quadra do colégio, com participação ativa da comunidade.
Projeto Periferia de Direitos
O projeto Periferia de Direitos tem como objetivo principal garantir que os direitos sociais previstos na Constituição cheguem de forma efetiva às populações que vivem em áreas periféricas de Salvador. A iniciativa busca fortalecer o protagonismo das comunidades, ampliar o acesso a políticas públicas e integrar as ações entre diferentes órgãos do governo.
Segundo o secretário de Relações Institucionais, Adolpho Loyola, o projeto é uma ferramenta fundamental para aproximar o Estado das realidades locais. “É uma ação transversal entre várias secretarias, com o objetivo de levar a política pública e os serviços do Governo do Estado até a ponta, diretamente ao cidadão, especialmente nas periferias, onde muitas pessoas enfrentam dificuldades para se deslocar durante a semana, pegar um ônibus, acessar um serviço. Por isso, trazer esses atendimentos para mais perto, para as periferias, é fundamental. O governador Jerônimo quer justamente isso, governar para todos e todas."
Repórter: Joci Santana/GOVBA