Presidente da Federação Roraimense de Futebol registra chapa única para presidência da CBF com apoio da maioria das federações



Foto: Reprodução/GE


Da Redação

O presidente eleito da Federação Roraimense de Futebol, Samir Xaud, oficializou neste domingo (18) o registro de sua candidatura à presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Apoiado por 25 federações estaduais e 10 clubes, Xaud é o único candidato inscrito até o momento para a eleição marcada para o próximo dia 25, na sede da entidade.

A candidatura torna inviável a participação de Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da Federação Paulista de Futebol, que contava com o apoio de aproximadamente 30 clubes, mas apenas duas federações. Segundo as regras do edital da CBF, é necessário o apoio de no mínimo oito federações para viabilizar a inscrição de uma chapa.

Com o registro feito, federações e clubes signatários não podem mais mudar de posição. O prazo para apresentação de chapas termina na próxima terça-feira (20).

A convocação da eleição foi feita por Fernando Sarney, então vice-presidente da entidade, após decisão do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro que afastou Ednaldo Rodrigues do cargo na última quinta-feira (16). A medida judicial anulou o acordo firmado entre a CBF e o Supremo Tribunal Federal (STF) em fevereiro, que havia reconhecido a validade da eleição de Ednaldo, realizada em 2022.

A decisão judicial foi baseada na suspeita de falsificação da assinatura de um dos signatários do acordo, Antônio Carlos Nunes de Lima, conhecido como Coronel Nunes, vice-presidente da CBF.
Postagem Anterior Próxima Postagem

Leia o texto em voz alta:



Esta imagem está protegida. Copiar não é permitido.