Prefeitura de Itabuna realiza ação voltada para Políticas de Equidade em Saúde com a comunidade cigana





A Prefeitura de Itabuna, por meio do Departamento da Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde, realizará na sexta-feira, dia 23, das 8 às 11 horas, uma ação especial voltada para as Políticas de Equidade em Saúde com a Comunidade Cigana do município, que está instalada na Rua de Palha, Bairro Maria Matos.

Serão disponibilizados diversos serviços de saúde gratuitos com o objetivo de facilitar o acesso dessas pessoas aos referidos serviços. Esta ação em especial, de acordo com a coordenadora do Departamento da Atenção Primária, enfermeira Dayse Santos, é comemorativa ao Dia Nacional e Dia Municipal dos Povos Ciganos, que é celebrado no dia 24 de maio.
“Só dois municípios na Bahia instituíram uma Lei Municipal dos Povos Ciganos e um deles é Itabuna. Por esse motivo, esse é o quarto ano que comemoramos essa data com alguma ação direcionada especialmente para os povos ciganos”, disse.

Dayse completa que como Itabuna é ainda o único município baianos que tem aprovada a Lei Municipal de Promoção da Equidade, por esse motivo existe essa preocupação em desenvolver essas atividades relacionadas ao tema. ”Serão disponibilizados atendimentos com pediatra, ginecologista, psicólogo, fisioterapeuta, sanitarista e ainda com educadores”, informa.

A coordenadora do Departamento da Atenção Primária anuncia que, como parte da programação, durante um momento de Roda de Conversa acontecerá a Pré-Conferência Livre para os Povos Ciganos que será realizada em parceria com o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR).

A presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, Maria Domingas Mateus de Jesus, explica a Pré-Conferência tem o objetivo de conhecer as demandas dos povos ciganos para que sejam apresentadas na Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial que acontece na próxima quarta-feira, dia 28, no Centro de Cultura Adonias Filho.
“Nossa intenção é levar a comunidade cigana, que tem presença muito forte na nossa região, para que eles possam apresentar suas propostas”, reforça. No Maria Matos (Rua de Palha) a Unidade de Saúde da Família (USF) Jorge Amado presta atendimento à população do bairro.
Postagem Anterior Próxima Postagem

Leia o texto em voz alta:



Esta imagem está protegida. Copiar não é permitido.