Prefeito Augusto Castro viabiliza ampliação de cirurgias eletivas pelo SUS em Itabuna para reduzir filas e acelerar atendimentos





A Prefeitura de Itabuna, por meio da Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI), inicia neste fim de semana uma importante ação para ampliar a realização de cirurgias eletivas no Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (HBLEM).

A ação que foi idealizada e viabilizada pelo prefeito Augusto Castro, tem como objetivo acelerar os procedimentos cirúrgicos e reduzir as filas de espera de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), beneficiando tanto Itabuna quanto municípios pactuados da região.

Nos dias 23, 24, 25 e 28 de maio, será realizada a triagem e avaliação dos pacientes que aguardam cirurgias eletivas, possibilitando a realização de exames e a inclusão na lista única estadual de cirurgias.

Após essa etapa, a previsão é de que sejam realizadas até 20 cirurgias por dia, contemplando procedimentos como colecistectomia por vídeo, histerectomia total, ooforectomia, correções de hérnias (inguinal, umbilical e epigástrica) e hemorroidectomia. Os primeiros pacientes já foram autorizados pela Central de Regulação da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB).

A expectativa é que o número de procedimentos realizados no Hospital de Base aumente de 350 para 600 cirurgias mensais, representando um avanço significativo no acesso à saúde pública de qualidade.

O prefeito Augusto Castro ressaltou que essa conquista é fruto do investimento contínuo na saúde pública de Itabuna:

“A saúde sempre foi prioridade para o nosso governo. Com planejamento, responsabilidade e trabalho, estamos entregando resultados concretos. Estamos reduzindo a demanda reprimida e garantindo que cada vez mais pessoas sejam atendidas com qualidade e agilidade. O novo Hospital de Base, totalmente reestruturado, é prova do nosso esforço e da parceria com o governador Jerônimo Rodrigues, que tem sido fundamental nessa caminhada”, afirmou o prefeito.

O Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães passou por uma ampla modernização e hoje conta com novo Pronto-Socorro, setor de Bioimagem, Centro Cirúrgico com seis salas operatórias, Centro de Telemedicina, além de duas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) totalmente equipadas com o apoio da SESAB. A unidade é referência na Bahia no atendimento a politraumas e casos de urgência e emergência, e a ampliação da infraestrutura fortalece seu papel estratégico na rede pública de saúde.

A iniciativa reafirma o compromisso da Prefeitura de Itabuna com uma saúde pública mais eficiente, resolutiva e humanizada, por meio do fortalecimento do SUS e com uma gestão que transforma investimentos em qualidade de vida para a população.
Postagem Anterior Próxima Postagem

Leia o texto em voz alta:



Esta imagem está protegida. Copiar não é permitido.