
Foto: Reprodução/TV Bahia
Da Redação
As fortes chuvas que atingem a Bahia desde a última semana causaram o transbordamento do rio Joanes e alagaram diversas ruas do município de Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador, na quarta-feira (7). A localidade de Vila Nova, no bairro de Portão, foi uma das mais afetadas, com moradores ilhados e dependendo de botes para se locomover.
Desde a última sexta-feira (2), o volume de chuva ultrapassou os 300 milímetros na cidade. O temporal, aliado à abertura das comportas das barragens, também provocou alagamentos em outras áreas, como Caji–Caixa D’Água, devido à cheia dos rios Joanes e Ipitanga.
“Foi difícil. A gente ficou a noite toda aqui esperando ela [a água] baixar, só que não baixou e a gente não dormiu”, relatou Cristiane dos Santos, moradora de Vila Nova de Portão.
Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (SEMDESC), 12 famílias estão sendo assistidas no bairro do Caji e outras 37 no bairro de Portão. Equipes do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) prestam atendimento no Núcleo do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), localizado no Loteamento Pomar do Rio II, também em Vila Nova de Portão.
De acordo com a SEMDESC, as famílias estão recebendo colchões, cobertores, refeições, água potável e acolhimento temporário, “assegurando as condições mínimas de dignidade e proteção às famílias afetadas”.
A prefeitura informou ainda que, até o momento, não há registro de deslizamentos de terra nem de desabamentos de imóveis. Técnicos já observam uma leve redução no nível dos rios.
Equipes da Defesa Civil, ligada à Secretaria de Segurança, Defesa Civil e Ordem Pública (SSPLF), seguem nas ruas em conjunto com servidores das secretarias de Infraestrutura, Mobilidade Urbana (SEMOB), Saúde (SESA) e SEMDESC.
Em caso de emergência, os moradores podem acionar os órgãos por meio do telefone 199 ou pelo WhatsApp (71) 3288-8628.